Atividades.Português

domingo, agosto 20, 2006

Atividades "Descobrimento do Brasil"

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A COMEMORAÇÃO DO
“DESCOBRIMENTO” DO BRASIL


1) Motivação: Introdução à atividade por meio de conversa com a classe.
Escrever no quadro-negro, com gizes coloridos, em letras grandes:
“BRASIL: UM SONHO VERDE-AMARELO !!!???”

Os alunos deverão escrever essa frase no caderno, com criatividade, e criar uma ilustração para a mesma.
Cada aluno deverá apresentar e explicar à sala o seu trabalho.

2) Desenvolvimento
. Apresentação do texto “Menino multicolorido”.


MENINO MULTICOLORIDO

Eu sou um menino multicolorido.
É, eu sou de todas as cores por dentro.
Sou misturado. Meu sangue é feito do sangue de muitas raças.
Minha mãe disse que quem tem avós de raças diferentes é mis . . . mis . . . Esqueci! É um nome complicado. Prefiro pensar que sou multicolorido. Tenho sangue de francês, de negro, de espanhol e de índio.
Por fora eu sou branquinho, de cabelo claro. Por dentro, sou europeu, preto, mulato, mestiço.
Acho que é por esse motivo que eu gosto tanto dos índios do Brasil.
Gosto deles porque eu sou um pedaço índio e porque eles estão deixando de ser índio por inteiro. É que as pessoas brancas aqui do Brasil, já faz tempo, que estão enganando e destruindo eles, os donos da terra.
Eu vi na televisão os índios xavantes em Brasília. Eles estavam querendo que o presidente ajudasse todos eles a não desaparecerem.
Fiquei muito aborrecido. Vai chegar o dia em que não vai ter mais índio no Brasil.
Nesse dia, o Brasil vai ficar bem pequenino e não vai mais ser tão bonito, porque quem faz a nação são as pessoas da terra.
Nesse dia, eu vou ficar triste para sempre. Sei que vou ficar branquinho de raiva.
Alberto Rodrigues Alves

. Leitura silenciosa; leitura oral pelo professor; leitura individual pelos alunos.
. Discussão em torno das idéias apresentadas no texto.

2.1. Estudo do texto

1) “Eu sou um menino multicolorido.
É, sou de todas as cores por dentro.”
A palavra “cores” significa ___________________ .

2) Segundo o próprio menino, como ele era “por dentro”? E por fora?]

3) “Acho que é por esse motivo que eu gosto tanto dos índios do Brasil.”
O motivo a que ele se refere é:
( ) Os índios são os donos da terra.
( ) Tenho sangue de índio.
( ) Os índios são bons.

4) Segundo o texto, os índios estão deixando de ser índio por inteiro. Por que isso está acontecendo?

5) Os nossos índios vão acabar.
Transcrever o trecho que mostra as conseqüências desse fato.

6) Copie do texto a frase que fala da reação do menino diante do desaparecimento dos índios.




2.2. Extrapolação do texto

1) Você também é nação brasileira. Procurar no texto uma frase que afirme isso.

2) O texto diz que os índios são os verdadeiros donos da terra. Você concorda com isso? Por quê?


2.3. Produção

1) Escolher um trecho do texto que você achou interessante e fazer a ilustração correspondente.

2) Você deverá redigir uma carta ao “povo brasileiro” , escolhendo uma das opções propostas:

a) Você é uma criança indígena que manifesta-se publicamente nessa comemoração do “descobrimento” do Brasil pelos portugueses.

b) Você é uma criança que tem consciência dos problemas brasileiros, e manifesta-se publicamente, expressando seus sentimentos e suas preocupações.


2.4 Apresentação dos trabalhos: todos os trabalhos deverão ser apresentados em sala de aula e expostos em mural no pátio da escola.


2.5 Apresentação no auditório da escola: a turma deverá escolher um trabalho a ser apresentado no auditório.
O aluno ao ler a carta, no caso de ser escolhida a carta da personagem indígena, deverá caracterizar-se como tal juntamente com um grupo de colegas também caracterizados. Caso a carta escolhida seja de uma criança comum, os alunos deverão se apresentar de uniforme.



Obs: As cartas deverão ser feitas primeiramente no rascunho e, após correção do professor, deverão ser reescritas no caderno e em papel próprio para exposição.



2.6 Atividades complementares relacionadas ao assunto. (Construção de frases)


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

7 Comments:

  • At 2/9/08 10:48, Blogger Marcela said…

    Muito boa sua atividade,foi uma ótima sugestãopara o trabalho com a data comemorativa. Grata

     
  • At 27/10/08 12:09, Anonymous Anônimo said…

    Adorei, coloquei parte do seu trabalho no meu portfólio.
    Recomendarei seu blog, bjs
    prô Nana

     
  • At 22/4/09 13:07, Anonymous Anônimo said…

    Muito bem! É muito bom saber que existem pessoas generosas e preocupadas com a educação. Adorei as atividades! continue nos ajudando e seremos sempre gratos.

     
  • At 8/5/09 11:40, Anonymous Iolete said…

    Amei essa atividade, pertinente e contextualizada.Utilizei-a com meus alunos da 3ª serie. Show de bola!

     
  • At 10/4/10 18:28, Blogger Vagner said…

    muito boa a atividade obrigada e voc~e está de parabéns!

     
  • At 13/4/10 18:30, Blogger karolaine said…

    adorei parabénssssss pela aula. Vou copiar a gente deve copiar sempre o que tem de bom na educação brasileira. um grande abraço!

     
  • At 16/11/15 14:38, Blogger sunflower said…

    Bạn không hoàn hảo, không có nghĩa là bạn không có cơ hội yêu một chàng trai tốt. Tất cả chúng ta đều không hoàn hảo, và sự không hoàn hảo đó tạo nên một bạn "khác biệt".
    địa chỉ học kế toán tại gia lâm
    trung tâm kế toán tại cầu giấy
    học kế toán tại hưng yên
    Vì vậy, các cô gái à, hãy dẹp bỏ hoài nghi, bi quan và tự ti để sống thật tốt nhé! Bởi Mr Right sẽ gõ cữa nhà bạn bất kì lúc nào đấy!

    Bác s

     

Postar um comentário

<< Home