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sexta-feira, agosto 25, 2006

Ortografia

Ortografia
1. Atenção para as palavras:
por cima devagar depressa de repente por isso
Agora, empregue-as nas frases:

a)....................... uma bola atingiu o cenário e o derrubou.
b) Bem...........................o povo começou a se retirar.
c) O rei descobriu a verdade,............................ficou irritado.
d) Faça sua tarefa........................, para podermos ir ao dentista.
e) ......................... de sua vestimenta real, o rei usava um manto.

2. Veja:
Esta a par ou Está ao par ?
Na linguagem culta, a idéia de “estar ciente de alguma coisa” é trazida por “estar a par” e não por “estar ao par”.
Em vez de dizer Deve-se dizer
Estamos ao par dos fatos Estamos a par dos fatos
O rei ficou ao par dos acontecimentos O rei ficou a par dos acontecimentos.

3. Observe: pegar ele - pegá-lo
Faça o mesmo:
fazer ele:
ver ele:
partir ele:
conhecer ele:
dividir ele:
lançar ele:
cobrir ele:
sujar ele:
proteger ele:
criar ele:
resolver ele:
abrir ele:

4. Acentuação dos verbos:
Singular Plural
Ele tem Eles têm
Ele lê Eles lêem
Ele contém Eles contêm
Ele vem Eles vêm
Que ele dê Que eles dêem
Ele obtém Eles obtêm
Ele crê Eles crêem
Ele vê Eles vêem

Passe para o plural:
a) Ele não crê naquilo que não vê.
R.
b) Ele não tem licença para entrar no clube.
R.
c) O fiscal vem amanhã.
R.
d) Ela não crê na bondade do distinto.
R.
e) Quero que você dê licença para ele.
R

5. Aprender e apreender
Aprender = tomar conhecimento de.
Ex. O menino aprendeu a lição.
Apreender = prender.
Ex. O fiscal apreendeu a carteirinha do menino.
Forme frases
a) aprender:

b) apreender:

6. MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o ......................... .

7. Use -no, -na, -nos, -nas
Veja:
Roubaram a carteirinha .
Roubaram-na.
Faça o mesmo:
a) Levaram minha pasta .
R.
b) Devolveram os documentos.
R.
c) Pediram a opinião .
R.
d) Olhem os meninos .
R.
e) Abriram o clube .
R.
f) Seguraram as bolsas .
R.

8. -ISAR ou -IZAR?
Veja:
aviso - avisar
moderno - modernizar
análise - analisar
civil - civilizar
• Usamos ISAR nos verbos cuja palavra primitiva possui S.
Ex. aviso - avisar

Cuidado: síntese - sintetizar/ catequese - catequizar/ batismo - batizar
• Usamos IZAR no outros casos.
Forme novas palavras usando ISAR ou IZAR:
análise:
pesquisa:
anarquia:
canal:
civilização:
colônia:
humano:
suave:
revisão:
real:
nacional:
final:
oficial:
monopólio:
sintonia:
central:
paralisia:
aviso:

9. Uso do H
Use o h, quando necessário.
ábil álito
arém aver
esitar oje
orário óspede
humano espanhol
iate úmido
abitar angar
iato élice
orrível ora
erva umildade
ontem ombro
arpa umedecer

10. Haja ou aja
HAJA - do verbo haver - É preciso que não haja descuido.
AJA - do verbo agir - Aja com cuidado, Carlinhos.
Use haja ou aja para completar as orações:
a) ............. com atenção para que não............ muitos erros.
b) Talvez................ greve; é preciso que................... cuidado e atenção.
c) Desejamos que .................... fraternidade nessa escola.
d) .............. com docilidade, meu filho!

11. Comprimento e cumprimento
Complete corretamente:
a) O.................................... de seu vestido está fora de moda.
b) O.................................... do amigo foi muito frio e distante.
c) Talvez o............................................. do terreno não seja ideal para a construção de um asilo.
d) Quero um...................................... cordial e festivo quando o presidente do orfanato chegar.

12. Meio-dia e meia
É certo dizer “meio-dia e meia”.
O termo meia se refere à palavra feminina hora , que está subentendida.
Ao dizermos meio-dia e meia queremos dizer: meio-dia mais meia hora.
Complete corretamente com meio-dia e meia:
a) A excursão sairá da escola ao..................................em ponto.
b) O relógio está marcando exatamente....................................... .

13. Errara e errará
ER - RA - RA - é uma palavra paroxítona;
o verbo errar está no pretérito mais-que-perfeito.
ER- RA - RÁ - é uma palavra oxítona;
o verbo errar está no futuro do presente.
Use o acento, quando necessário:
a) O menino comprara sanduíches. (pretérito)
b) O menino brincara amanhã. (futuro)
c) Mamãe comprara muito pão. (futuro)
d) Ele jogara futebol no campinho. (pretérito)
e) Ela limpara toda a cozinha. (futuro)

14. Muito obrigada, eu mesma, eu própria
• As mulheres devem dizer: muito obrigada, eu mesma, eu própria.
• Os homens devem dizer: muito obrigado, eu mesmo, eu próprio.
Complete corretamente:
a) Muito................................, meu filho, disse vovó. (obrigado - obrigada)
b) Mamãe, muito.......................... pela paciência que você teve com minhas amigas, disse Marina. (obrigado - obrigada)
c) Eu............................ não sei como resolver o problema. (mesmo-mesma)
d) O garoto disse:
- Eu ......................farei os sanduíches. (mesmo ou mesma)
e) Eu............................não sei quando poderei entregar os sanduíches. (próprio, própria)

15. A palavra MENOS não deve ser modificada para o feminino.
Veja:
Naquele instante não tive menos coragem do que antes.
Complete as frases com a palavra MENOS:
a) Conheço todos os Estados brasileiros, ................a Bahia.
b) Todos eram calmos, ....................mamãe.
c) Quero levar ..............sanduíches do que na semana passada.
d) Mamãe fazia doces e salgados..................tortas grandes.

16. A GENTE e AGENTE
a) A gente = nós; o povo, as pessoas.
Veja:
Nós vamos à praia este fim de semana.
A gente vai à praia este final de semana.

b) Agente = indivíduo encarregado, responsável por determinada ação; aquele que age.
Observação : a expressão agente tem ainda outros significados.

Complete as frases com a gente ou agente :
a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.
b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.
c) A dor que.........................sente, quando perde alguém muito querido, vai passando com o tempo.
d) ......................... paranaense é dada, amiga e hospitaleira.
e) Quando................................. gosta, faz com prazer.
f) Meu pai é.......................... de viagens da VARIG.
g) Quero estudar para ser..........................policial, para defender o povo.

17. MEIO / MEIA
Meio e meia - como numeral, concordam com o substantivo.

Exemplo.:
meio limão, meia laranja.
Meio - como advérbio, fica invariável.

Exemplos:
A porta está meio aberta.
Aquela flor é meio vermelha.
Complete corretamente com meio ou meia:
a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa.
b) A flor parece.....................amarela.
c) Descobriu um tesouro ................. enterrado.
d) A mim, basta.....................porção de arroz.
e) Mamãe, quero......................maçã.
f) Já li cinqüenta páginas, exatamente ........... livro.
g) Só paguei .....................entrada.
h) Estou ..................... assustada.
i) Quero................dúzia de ovos.
j) Sua camisa está .........................rasgada.
l) Seus sapatos estão..........................sujos.
m) A professora parece......................desconfiada.

18. Use por que , por quê , porque e porquê :
a) ............................ninguém ri agora?
b) Eis....................... ninguém ri.
c) Eis os princípios ...........................luto.
d) Ela não aprendeu, .........................?
e) Aproximei-me .....................todos queriam me ouvir.
f) Você está assustado, ........................?
g) Eis o motivo............................errei.
h) Creio que vou melhorar.........................estudei muito.
i) O.......................... é difícil de ser estudado.
j) ....................... os índios estão revoltados?
l) O caminho ...............................viemos era tortuoso.

19. Uso do S e Z
Complete as palavras com S ou Z. A seguir, copie as palavras na forma correta:
pou....ando: .............................
pre....ença: ..................................
arte.....anato: ...........................
escravi.....ar: ................................
nature.....a: ..............................
va.....o: .......................................
pre.....idente: ............................
fa.....er: .....................................
Bra.....il: .................................
civili....ação: ................................
pre....ente: ..............................
atra....ados: ................................
produ......irem: ........................
a....a: .........................................
hori...onte: ...............................
torrão....inho: ............................
fra....e: ....................................
intru ....o: .................................
de....ejamos: ............................
po....itiva: .................................
podero....o: ..............................
de...envolvido: .........................
surpre ....a: .............................
va.....io: ...................................
ca....o: .....................................
coloni...ação: ..........................

20. Escreva as palavras no singular, observando o acento:
Escreva as palavras no singular, observando o acento:
portugueses:..............................
meses:......................................
fregueses:..................................
ingleses:....................................
corteses:.....................................
franceses:.................................
camponeses:..............................
reses:........................................
marqueses:.................................
holandeses:..............................

21. Complete com X ou S e copie as palavras com atenção:
e....trangeiro: ...........................
e....tensão: .................................
e....tranho: ................................
e....tender: .................................
e....tenso: .................................
e....pontâneo: ...........................
mi...to: .....................................
te....te: ........................................
e....gotar: .................................
e....terior: .................................
e....ceção: ................................
e...plêndido: ............................
te....to: ....................................
e....pulsar: ...............................
e....clusivo: ...............................

22. Use pôr, por, pára, para , pôde ou pode:
a) Você viajou............ o sul?
b) .........com essa opressão.
c) Vamos.......... as coisas no seu devido lugar!
d) Passamos...........muitas dificuldades nessa época.
e) Não sei como isso.............. acontecer hoje.
f) Ninguém...................trabalhar com aquela confusão de ontem.

23. VIR / VIER
Vir - futuro do subjuntivo do verbo ver
Vier - futuro do subjuntivo do verbo vir
Complete as frases usando vir ou vier :
a) Quando ela......., todos deverão levantar-se.
b) Se você ........ algum erro, deverá denunciá-lo.
c) Se você............ a professora, chame-a.
d) Se ela....... isso, certamente chamará sua atenção.
e) Quem ......... à festa do dia 1ª de maio, não se esqueça de trazer um par.
f) Se o professor..................você trabalhando desse modo, vai repreendê-lo.
g) Se o aluno........ só, não poderá entrar na escola.

24. TÃO POUCO / TAMPOUCO
A expressão TÃO POUCO acompanha um substantivo ; e a palavra “pouco”, no caso, é variável.
Exemplos:
Eu tive tão pouco tempo para preparar a festa de 1º de maio!
Ele estava com tão pouca disposição para o trabalho!

A expressão TAMPOUCO se refere a um verbo: é, portanto, invariável e significa “ também não ”.
Exemplos:
Se a professora não resolveu o problema, tampouco o inspetor resolverá.

Complete as frases corretamente:
a) Eu tive .............................oportunidades!
b) Tenho.................................. alunos, que cabem todos naquela salinha.
c) Ele não veio; .......................virão seus amigos.
d) Eu tenho .............................tempo para estudar.
e) Nunca tive gosto para dançar; ....................para tocar piano.
f) As pessoas que não amam, ..........................são felizes.
g)As pessoas têm.....................atitudes de amizade.
h) O governo daquele país não resolve seus problemas, ........................... se preocupa em resolvê-los.

25. USO DO TREMA:
Recebe trema o u na seqüência das letras gue-gui e que-qui, quando o u for pronunciado.
Exemplos:
quero ( u não pronunciado)
conseqüência (u pronunciado)

Use o trema, quando necessário:
aguentar
linguista
cinquenta
arguição
riqueza
lingueta
frequente
tranquilo
delinquir
consequência
linguiça
eloquente
quando
alguém
quase

26. À-TOA / À TOA
À-TOA: é adjetivo (invariável), vem com hífen e exige crase. Significa: impensado, inútil, fácil, desprezível, insignificante.
Exemplos:
Eram comentários à-toa!
Mas que sujeito à-toa !
Essa é uma afirmação à-toa .
Tal adjetivo originou-se da locução adverbial “ à toa ”, inicialmente usada na linguagem náutica.
Exemplo: Quando um navio não pode dirigir-se por si mesmo e outro o reboca por mieo de um cabo chamado “toa ”, diz-se que o primeiro está indo à toa, isto é, a reboque.
Daí passou-se ao sentido moral e diz-se que um ser é “à-toa ” quando não tem determinação própria.

À TOA é locução adverbial, com crase.
Singifica: ao acaso, sem fazer nada.
Exemplos:
Estava à toa na vida, o meu amor me chamou.
Ninguém vem ao mundo à toa.

(retirada da internet, desculpem não sei o autor (a))

44 Comments:

  • At 20/4/08 12:05, Anonymous Anônimo said…

    Obrigada pelo material disponível!
    Sou professora de inglês e estou estudando português com meu filho que está na sexta série.
    Vou utilizar seus exercícios com ele como revisão para a prova!
    Um abraço,
    Doris Soares

     
  • At 26/5/08 11:08, Anonymous Anônimo said…

    Também vou agradecer pelo material postado!
    Estava procurando atividades para aplicar em sala de aula e encontrei em apenas um "click".
    Abraços
    Kátia

     
  • At 17/8/08 18:54, Anonymous Anônimo said…

    Muito obrigado, pois estou com um 3 ano, e infelizmente não sabem essas regrinhas básicas, e o Enem está aí.
    Valeu!!!!!!!!!!!!!

     
  • At 26/8/08 00:27, Anonymous Anônimo said…

    Parabens,muito bom material!

     
  • At 26/8/08 00:41, Anonymous Anônimo said…

    O que seria de nós professores sem essas ajudas?
    Parabéns,muito bom material!

    Rondônia (Nova Brasilândia) agradece:
    Obrigado!

     
  • At 3/9/08 21:18, Anonymous Anônimo said…

    ótima colaboração... estava atrás da regrinha do ISAR/IZAR há um tempinho... ela me pegou em um concurso =/ ... não me pegará mais =D !!

    muito obrigado !!

     
  • At 17/11/08 11:53, Anonymous Anônimo said…

    ótimo material parabens obrigado pelas perguntas do uso dos porque e do uso do mal e mau me ajudou muito pra revisar pra prova!!

     
  • At 25/11/08 01:16, Anonymous Anônimo said…

    SÓ tenho que dizer obrigada,pela excelente ajuda. Suas atividades são ótimas. Parabens!

     
  • At 19/1/09 16:37, Anonymous Anônimo said…

    Está correto? "obrigada pela atenção que for-me dada"

    Podem ajudar-me, como está correto dizer?

     
  • At 12/5/09 17:31, Blogger Isabella said…

    uhul!!!!!!

     
  • At 27/8/09 10:06, Blogger Unknown said…

    Sou professora da rede pública e estou utilizando seus exercícios com meus alunos do 8º ano como reforço do contedo dado.
    Só tenho a agradecer a excelente ajuda.
    Um abraço
    Marinete
    Campos dos Goytacazes - RJ

     
  • At 30/8/09 18:51, Anonymous Maria said…

    Obrigada,pelas sugestões de atividades, me ajudam muito.


    Maria das Dores


    São José dos Campos,SP

     
  • At 7/9/09 20:34, Anonymous Anônimo said…

    Obrigada pelo material postado!

     
  • At 5/10/09 22:11, Anonymous Anônimo said…

    OBRIGADO!!! MIM AJUDOU MUITO PARA MINHA NOTA, VALEU..
    ABRAÇO...

     
  • At 7/10/09 10:28, Blogger Unknown said…

    preciso da respostas para conferir

     
  • At 7/10/09 10:32, Blogger Unknown said…

    para um processo seletivo sobre semantica, morfologia sintaxe ortografia pontuação denotação e conotaçao

     
  • At 22/10/09 12:17, Anonymous Anônimo said…

    otimo muito obrigada é muito bom para a gente praticar....
    mas eu naum encontrei o gabarito para ver se estava certo ?!!!!!

     
  • At 14/4/10 14:48, Anonymous Anônimo said…

    rapaz isso e uma prova ou que mermo em vei ta mais pra superrrrrrrrrrrrrrr provao___oia vou te contar_____

     
  • At 18/6/10 10:37, Blogger Unknown said…

    amei essas atividades
    mt criativo e nos ajuda e muito
    ate

     
  • At 25/7/10 17:57, Anonymous Anônimo said…

    muiito obrigado me ajudou muito há(sera que é há oou a) tirar uma boa nota

     
  • At 25/7/10 17:57, Anonymous Anônimo said…

    muiito obrigado me ajudou muito há(sera que é há oou a) tirar uma boa nota

     
  • At 21/8/10 16:06, Anonymous fatima said…

    Meu nome é fátima, sou professora da eja. Adorei essa atividade.
    Parabéns,

     
  • At 4/2/11 12:23, Anonymous Anônimo said…

    Gostei muito do material, o problema é que não tem resposta pqra que possamos corrigir.

     
  • At 29/3/11 14:15, Blogger Unknown said…

    MUITO BEM ELABORADO SEUS EXERCÍCIOS GOSTEI MUITO E TIREI VÁRIAS DUVIDAS ...ABRAÇOS!

     
  • At 18/5/11 10:54, Anonymous Anônimo said…

    Adorei as atividades.Nós professores precisamos de ajuda assim!

     
  • At 24/6/11 15:07, Anonymous Anônimo said…

    obg!to fazendo 1 questionário pra meu filho estudar,muto bom o material!

     
  • At 19/9/11 21:47, Blogger Célio said…

    Achei riquíssimo esse material. Vou aplicá-lo em minha escola; será muito aproveitoso.

     
  • At 12/11/11 16:22, Anonymous Anônimo said…

    queria as respostas..

     
  • At 28/3/12 22:27, Anonymous Renata Roriz said…

    Material de apoio excelente! adorei!Obrigada!!!

     
  • At 3/4/12 13:08, Anonymous Anônimo said…

    muito ruim merda

     
  • At 3/4/12 13:08, Anonymous Anônimo said…

    muito ruim merda

     
  • At 4/4/12 14:38, Anonymous Anônimo said…

    adorei se foi muito util.

     
  • At 13/4/12 08:58, Anonymous Rejane said…

    Adorei as atividades! Me salvaram o dia!Eu precisava de uma revisão urgente para a prova! São exercícios básicos e fáceis de entender!

    obrigada!


    Rejane

     
  • At 17/3/13 18:23, Blogger Unknown said…

    Parabéns! Excelente material! Obrigada, ajudou muito.
    Abraços,
    Thaís

     
  • At 17/3/13 18:25, Blogger Unknown said…

    Parabéns! Excelente material! Ajudou muito.
    Abraços,
    Thaís

     
  • At 5/8/13 20:08, Anonymous Anônimo said…

    hello

     
  • At 17/9/13 15:39, Anonymous Anônimo said…

    gostei dos exercicios ,mas nao entendi porque nao colocou as respostas. preciso das resposta.

     
  • At 17/9/13 15:44, Anonymous Anônimo said…

    muito bom os exercicios mais eu estou estudando para aprender e se nao tem nao tem gabarito como saberei como estou bem nos exercicios. se poder coloque as respostas para eu saber aonde eu estou errando. obrigada pela sua atenção.

     
  • At 18/9/13 15:49, Anonymous Anônimo said…

    parabéns,tudo de bom,pra vc! esta frase esta correta?


     
  • At 27/10/13 19:35, Anonymous Anônimo said…

    Estou estudando para concurso e sempre pego material da internet para estudar. O seu material é muito bom, porém não tem GABARITO.
    Porque não disponibiliza. Fica mais fácil.

    Obrigada.

     
  • At 2/11/13 22:13, Blogger Unknown said…

    Valeu demais pelo material, excelente.

     
  • At 4/4/14 17:02, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns pelo material. Obrigada!!!

     
  • At 18/9/14 16:34, Anonymous LORENA said…

    EXCELENTE ATIVIDADES!

     
  • At 13/2/17 17:43, Blogger mila said…

    queria saber cm eu fasor e sa atividade



    agora cmplete
    apos a silaba incial , escrevemos . apos os ditongos , , , escrevemos .

     

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