Atividades.Português

terça-feira, agosto 22, 2006

Substantivos próprios- comuns

1) Leia com muita atenção o quadro e transcreva o que se pede.

livro, rapaz, Brasília, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, rapidez, coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel

a) substantivos que dão nomes a lugares:

______________________________________________________

b) substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas:

_____________________________________________________________________________________________________________________________
c) substantivos que nomeiam seres humanos:

___________________________________________________

d) substantivos que designam seres imaginários:

________________________________________________

e) substantivos que nomeiam sentimentos:

_____________________________________________________

f) substantivos que dão nomes a qualidades ou características:

____________________________________________________________________________________________________________________________
g) substantivos que nomeiam sensações físicas:

_________________________________________________

h) substantivos que designam ações:

__________________________________________________________

2) Transcreva do quadro do exercício anterior:

a) dois substantivos próprios: _______________________________________________________________

b) dois substantivos comuns: ________________________________________________________________


3) No que diz respeito à primeira letra, qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os comuns?

____________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

4) Acrescente aos substantivos destacados as características indicadas nos parênteses. Se necessário, modifique a forma da(s) palavra(s) que você vai acrescentar. Veja o exemplo:

Ana colheu flores. (vermelho) Ana colheu flores vermelhas.

a) Maria entrou num jardim. (florido) ________________________________________________________

b) As crianças colheram laranjas. (saboroso / maduro) __________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Na praça havia muitas crianças. (esperto / alegre) ____________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.

a)O velho usava um chapéu grande.

b)As crianças caminhavam felizes pelas ruas.

c) D. Teresa tinha umas idéias malucas.

d) O bom aluno consegue bons resultados.

e) A garota ficou nervosa com o irmão.

f) Encontrei um pobre cãozinho abandonado.

g) As crianças pequenas estavam alegres.

h) Aquele garoto tem cabelos ruivos e longos.

6) Faça o que se pede.

a) Copie a frase em que a palavra doces é adjetivo.

a) As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
b) Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.

_________________________________________________________________

b) Copie a frase em que a palavra velho é adjetivo.

a) Um velho apareceu na rua.
b) Um homem velho apareceu na rua.

_______________________________________________________________________________________

c) Copie a frase em que a palavra estranho é adjetivo.

a) As crianças chegaram a lugar estranho.
b) Um estranho pediu-nos algumas informações.

_______________________________________________________________________________________

81 Comments:

  • At 18/5/08 15:03, Anonymous Anônimo said…

    isto é bem legal

     
  • At 18/5/08 15:04, Anonymous Anônimo said…

    isto tb é bem educativo

     
  • At 24/5/08 17:26, Anonymous Anônimo said…

    Bem, para uma gramática pura, descontextualizada, que entedia à todos por ser algo cansativo, repetitivo e monótono elevado ao quadrado, até que estão boas as atividades. Para virar lição, castigo, também está ótimo. Continue assim, você vai desestimular a muitos "inocentes nativos da Língua Portuguesa" com esse seu método.

     
  • At 11/6/08 23:59, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns!! Eu admiro muito quem ainda se preocupa com nossa língua portuguesa. A gramática sempre se fez necessária para um bom aprendizado.Hoje em dia não se tem mais textos decentes é tudo banalizado.

     
  • At 14/7/08 15:41, Blogger Tião Gonçalves - Planos de Saúde / Seguros said…

    Em 24/05, às 17h26, um anônimo chutou o balde! Espero que ele também tenha dado alguma sugestão para a causa...

     
  • At 16/3/09 14:18, Anonymous Anônimo said…

    isto é bem bacana e educativo

     
  • At 29/4/09 21:12, Blogger Unknown said…

    Melhore mais suas atividades , pois no momento atual a gramatica devera ser contextualizada, pois assim voce vai complicar a vida dos seus alunos

     
  • At 18/5/09 18:03, Anonymous Anônimo said…

    otimo 10!!!!

     
  • At 21/5/09 19:28, Anonymous Anônimo said…

    PARABÉNS, SO PELO FATO DE ESTAR FAZENDO ALGO, TROCANDO ATIVIDADES, MELHOR QUE MUITA GENTE QUE ALÉM DE CRITICAR OS OUTROS, NÃO PREPARA AULAS, NÃO MONTA ESTRA´TEGIAS, E FICA APENAS EM DISCURSOS BONITOS E ATUAIS.
    O DISCURSO SEMPRE É BELO ,AS NA PRÁTICA SÃO ESSES EXERCICIOS É QUE AJUDAM OS ALUNOS.
    BEIJOS

     
  • At 22/5/09 10:23, Blogger Unknown said…

    Muito boa a atividade. Na atualidade, alguns professores acreditam que ensinar a gramática é desnecessário,que o aluno tem que saber interpretá-las em textos e saber o que e onde empregá-la, contudo, se não houver o aprendizado correto, como saber o momento de aplicá-la e como identificá-la corretamente nos texto.
    Parabéns por preocupar-se em ensinar nossa lingua materna.

     
  • At 30/5/09 21:17, Anonymous Anônimo said…

    ainda que haja discursos que elevam a contextualização no processo educativo, jogue a primeira pedra quem não aprendeu muita coisa com esses tipos de exercicios! e não é verdade que tudo deve ser contextualizado ao "pé da letra".

     
  • At 7/6/09 13:03, Anonymous Anônimo said…

    Ao Anônimo(Por que não se identificou?,digo que existem várias maneiras de construir-se um discurso crítico. O básico seria começando por um exemplo de como se trabalha a gramática contextualizada, relatando suas percepções sobre o assunto e por fim, relacionar comparativamente os prós e contras de ambas as formas do trabalho com a gramática. Uma crítica sem fundamento teórico e prático é apenas, ao meu ver, DISSIMULAÇÃO, FALTA DE ÉTICA E DESRESPEITO AO PROFISSIONAL. Procure ser mais cordato e lembre-se que a chuva cai em todos os telhados, inclusive no seu.

     
  • At 7/7/09 18:57, Blogger Unknown said…

    é educativo, mas naao gosteii

     
  • At 6/8/09 15:32, Anonymous Anônimo said…

    Não desmereço quem dedicou a vida a este estudo sintético e reduzido. Abram as portas para o mundo!

     
  • At 12/8/09 15:51, Anonymous Anônimo said…

    e cade as respostas das perguntas pra mim conferir se está certo?

     
  • At 18/8/09 22:37, Anonymous Anônimo said…

    gostei a gramática é cobrada de nossos alunos a todo momento ,portanto,usaremos a contextualização mas temos que aplicar a gramatica pura TAMBÉM.

     
  • At 25/8/09 17:35, Blogger vaááh leninha said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 23/9/09 23:27, Anonymous Anônimo said…

    parabens!mto bom msm de nada adiANTA contestualizar sem a gramatica pura!otimo exercicio de ficçao!

     
  • At 29/9/09 18:54, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns pelas dicas. Sugestões são muito bem vindas na prática de sala de aula.
    A atividade é bem didática e dá margem para outras adaptações de acordo com a faixa etária.

     
  • At 16/10/09 21:23, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns gostei muito dos exercícios, pois seria melhor se estivesse as respostas.

     
  • At 9/2/10 19:34, Blogger Simone said…

    Achei válido sim os exercícios isto é só uma dica para quem sabe mudar adaptar quem não sabe fala besteiras mesmo.
    obrigada.

     
  • At 9/2/10 19:34, Blogger Simone said…

    Achei válido sim os exercícios isto é só uma dica para quem sabe mudar adaptar quem não sabe fala besteiras mesmo.
    obrigada.

     
  • At 18/2/10 22:12, Anonymous Cristalina said…

    Os melhores cientistas, médicos, professores, enfim! Os melhores profissionais foram educados aprendendo com esse sistema e foram bastantes produtivos.

     
  • At 18/2/10 22:13, Anonymous Cristalina said…

    Os melhores cientistas, médicos, professores, enfim! Os melhores profissionais foram educados aprendendo com esse sistema e foram bastantes produtivos.

     
  • At 11/3/10 06:40, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns por eu trabalho.

    É interessante ver como é fácil para alguns abraçar cegamente a causa da contextualização irrestrita - isso, certamente, explica o nível de alguns professores, e porque nas universidades os trabalhos acadêmicos são horríveis, afinal para que conhecimento específico da língua, não é mesmo, professores ultramegacontextualizados.

     
  • At 28/3/10 13:37, Blogger Evelyn Cordeiro said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 28/3/10 13:40, Blogger Evelyn Cordeiro said…

    Sou novata na área e tenho dificuldades para elaborar atividades. Sei da importância da contextualização e assim aplico as minhas aulas, mas esses exercícios ajudaram muito, deram idéias. Agora é só contextualizar tudo, não vejo problema algum. Não sei porque tanta discussão!!! Muito menos o porquê de tantas postagens anônimas. Somos livres para nos expressarmos!!!

     
  • At 28/3/10 21:06, Anonymous Anônimo said…

    adorei esse modo de atividade pois faz com que o aluno pense para poder responder e desenvolver a sua capacidade de racíocinio

     
  • At 28/3/10 21:06, Anonymous Anônimo said…

    adorei esse modo de atividade pois faz com que o aluno pense para poder responder e desenvolver a sua capacidade de racíocinio

     
  • At 4/4/10 11:29, Blogger ESCOLA MARCILIO PONTES DOS SANTOS said…

    Parabéns pela iniciativa de fazer atividades. As atividades estão boas, porém pode criar algumas com textos. Ficaria muito bom também. E para os que só sabem criticar, a sua crítica já seria para esse autor a estimulação que os alunos teriam.

     
  • At 7/4/10 18:55, Blogger linguarUUda.com said…

    Olá!
    Muitos colegas professores criticam esse tipo de atividade. No entanto, é necessário verificar a aprendizagem de conceitos e regras e só então partir para exercícios contextualizados, com maior nível de subjetividade, que levem à aplicação do que se aprendeu. O tipo de exercício depende do objeivo que se deseja alcançar e do nível do alunado.
    Na verdade, a maioria dos que criticam, colocam textos em suas atividades mas não sabem o que fazer com eles. Obrigada.

     
  • At 15/4/10 16:26, Anonymous Anônimo said…

    que coisa fácil, pqqqqp

     
  • At 23/4/10 08:47, Anonymous nelson said…

    Olá Paula!É de suma importância essas atividades para nós que atuamos com educação.Parabéns! Continue...Nelson

     
  • At 24/5/10 10:45, Anonymous Anônimo said…

    elaine.estou ensinando meu filho a aprender sobre substantivos, e aqui achei o que procurava,estão de parabens suas aulas são aproveitosas,tem muito conteudo,vcs estão de parabens.

     
  • At 13/6/10 13:45, Anonymous bruna said…

    esse site ta pobre em tem q melhorar muito e melhor comessar se nao mas niguem ira entrar nesse site nao esplica nada so esta escrito o nome dele nunca vi um site igual a esse

     
  • At 1/7/10 14:43, Blogger Marcos Henrique de Araujo said…

    As atividades estão bem interessantes e tenho acertei que muito irá contribuir na aprendizagem dos meus alunos.
    Muito obrigado.

     
  • At 2/11/10 14:14, Anonymous Anônimo said…

    NAO ENTENDI NADA PREVIRO WIKIPEDIA

     
  • At 24/11/10 14:24, Anonymous Anônimo said…

    Muito bom gostei muito me ajudou pakas..........By: RealSold Lin Lin Core elite 18 pontos 3500000 sempre subindo!!

     
  • At 18/2/11 19:22, Blogger Unknown said…

    chato

     
  • At 21/2/11 09:47, Anonymous Anônimo said…

    muito legal me ajudou a estudar para a minha provado 8 ° no no comeco do ano , estavamos relembrando obrigada posta novas provas ... do 8° ano !

     
  • At 22/2/11 19:54, Anonymous Anônimo said…

    Não se preocupe se alguém diz que a gramática é descontextualizada porque muitos falam sobre gramatica contextualizada mais poucos sabem trabalhar com ela.A gramática contextualizada é riquissíma se alguém a compreende e sabe repassar ,cheguei a pensar que sabia .O que vinha pra mim era um livro pronto e acabado e os alunos só copiavam ,só quando fiz a pós vi que era extreamente difícil , passei dois meses pra resolver um texto da sexta sérieTem professor que dá aula de português só pra completar sua carga horária mas....não sabe nada. O tradicional também não pode ser punido. Eu aprendi na escola na época que se trabalhava o ensino tradicional.

     
  • At 21/3/11 14:52, Anonymous Anônimo said…

    Muito bom!

     
  • At 3/4/11 19:46, Anonymous Anônimo said…

    Sou mestre em Linguística. Estudei muito, li bastante sobre as teorias tanto de ensino, quanto de conhecimentos que envolvem a compreensão dos sistemas linguísticos e ouvi, também, muita gente opinando sobre os melhores métodos de ensino para a língua portuguesa. O que nunca vi, na verdade, foi uma boa aula de ensino contextualizado. Nem mesmo os professores universitários que pregavam isso, o faziam com propriedade. Teoricamente é tudo perfeito, mas qual o procedimento técnico? Onde está a metodologia? Quero apenas o programa de UMA aula dentro desses parâmetros. É muita covardia entrar na net e criticar o procedimento de um colega de trabalho que se expõe buscando também uma melhoria na sua prática. Eu ensino gramática sim porque os alunos precisam conhecer conceitos e desenvolver habilidades de estudo diferenciadas. Mas a aula não fica limitada a isso apenas. Tudo depende do objetivo a ser alcançado. Enfim, falam muito e fazem pouco.

     
  • At 7/4/11 09:10, Blogger Unknown said…

    eu tambem acho o qu todos falou eu sou linda e vc nenhe imagina eu gosto muito de estudar eu tenho 11
    anos e sou 8 seria

     
  • At 13/4/11 09:20, Anonymous Anônimo said…

    -Eu sou mãe e esplicadora ao mesmo tempo,e para não ficar na mesmice,preciso de idéias para dar aulas para meus filhos e amei as explicações e os exercícios são fáseis e muito educativo,vcs estão de parabéns!!!

     
  • At 27/4/11 09:37, Anonymous Anônimo said…

    legal obrigado

     
  • At 30/4/11 07:02, Anonymous Anônimo said…

    QUE FALTA DE CRIATIVIDADE EM TIA.

     
  • At 10/5/11 12:00, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns! Ótimo exercicio, nada de descontextualizado, e sim, muito interessante. Se pensarmos em trabalhar só o contextualizado, a criança muitas vezes vai sentir falta do exercicio direto que é este seu modelo. O educando tem que provar todo tipo e modo de aprender. Parabéns!

     
  • At 16/5/11 22:54, Blogger marilza said…

    sou tambem a favor que se trabalhe com a gramatica contextualizada,mas o uso do metodo tradicional e sempre bem vindo.Obrigada pela atividade. Adorei.

     
  • At 24/5/11 16:48, Anonymous Cláudia said…

    Nossa, adorei suas atividades, parabéns. Utiizei muitas nas minhas aulas, vou virar assídua.

     
  • At 26/5/11 08:09, Anonymous Anônimo said…

    eu achei interesante mas nao da para responder vcs sao muito burros fazem um site de atevidades mas nao da para responder que burrice

     
  • At 8/6/11 09:49, Anonymous Anônimo said…

    meu nome é elaine gosto muito do seu saite ,bejos,tenho 10 anos,te amo.

     
  • At 13/6/11 21:28, Anonymous Anônimo said…

    este site é muito bom e bem educativo gostei muito, valeu!!!!!!!!!!!!!

     
  • At 14/6/11 09:16, Anonymous Anônimo said…

    adorei! fiz essa atividade c meus alunos e serviu bastante . depois desse exercicios todos conseguem agora identificar num texto todos os adjetivos. OBRIGADA

     
  • At 16/6/11 20:20, Anonymous Anônimo said…

    gostei mas acho que está um pouco cansativas e repetitivas acho que um toque de atenção ficaria melhor

     
  • At 5/7/11 10:56, Anonymous Anônimo said…

    Bom Dia Galera,Eu achei esse Site Muito Educativo,Mas O Ruim É Que não dá pra responder As Perguntas.

     
  • At 5/7/11 10:57, Anonymous Anônimo said…

    Bom Dia Galera,Eu achei esse Site Muito Educativo,Mas O Ruim É Que não dá pra responder As Perguntar

     
  • At 8/7/11 11:11, Anonymous Anônimo said…

    bota as respostas

     
  • At 16/8/11 22:16, Anonymous Anônimo said…

    amei parabens me ajudou e mt!!!

     
  • At 17/8/11 10:32, Anonymous Anônimo said…

    ME FALEM 14 SUBSTANTIVOS COMUNS!!!!!!!!!!!! POR FAVOR

     
  • At 23/8/11 19:30, Anonymous Anônimo said…

    bem interessante

     
  • At 2/10/11 21:50, Anonymous Anônimo said…

    a)substantivo coletivo

     
  • At 6/2/12 18:44, Anonymous bél said…

    MEU MARIDO É PROFESSOR,,ELE SEMPRE DIZ A MIM E A MINHA FILHA,,APRENDER NÃO OCUPA ESPAÇO,,E ENSINAR É UMA DÁDIVA,,QUE POSSAMOS TER NO MUNDO PESSOAS QUE QUEREM ENSINAR E APRENDER.MEU MARIDO..PROFESSOR DOMINGOS

     
  • At 22/2/12 19:46, Blogger Dayvisson said…

    CADÊ O GABARITO ?

     
  • At 29/3/12 08:15, Anonymous Anônimo said…

    legal mas nao muito

     
  • At 7/4/12 09:44, Anonymous Anônimo said…

    bem, estão de parabéns porque é um exercício que está a compriensão de todos, mas, tenho uma dicas para melhorar, poderiam no final dá também as resposta para quem quisessem conferir.

     
  • At 8/4/12 11:14, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia, eu sou professora de Português e penso que o bom professor é aquele que consegue aplicar diversas técnicas e métodos para facilitar o processo de aprendizagem e esse exercício proposto é ótimo para fixar o que foi explicado em sala. Eu procuro me adequar a nossa realidade sim mas se o tradicional não tivesse o seu ponto forte não teria tantos adeptos. Eu aprendi com o tradicional a ponto de nunca mais esquecer, no decoreba mesmo e acho que funciona sim. Depois para aplicar isso fica muito mais fácil. Eu usarei esse exercicio para os meus alunos com certeza. PARABÉNS PROFESSOR.

     
  • At 8/4/12 11:14, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia, eu sou professora de Português e penso que o bom professor é aquele que consegue aplicar diversas técnicas e métodos para facilitar o processo de aprendizagem e esse exercício proposto é ótimo para fixar o que foi explicado em sala. Eu procuro me adequar a nossa realidade sim mas se o tradicional não tivesse o seu ponto forte não teria tantos adeptos. Eu aprendi com o tradicional a ponto de nunca mais esquecer, no decoreba mesmo e acho que funciona sim. Depois para aplicar isso fica muito mais fácil. Eu usarei esse exercicio para os meus alunos com certeza. PARABÉNS PROFESSOR.

     
  • At 8/4/12 11:14, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia, eu sou professora de Português e penso que o bom professor é aquele que consegue aplicar diversas técnicas e métodos para facilitar o processo de aprendizagem e esse exercício proposto é ótimo para fixar o que foi explicado em sala. Eu procuro me adequar a nossa realidade sim mas se o tradicional não tivesse o seu ponto forte não teria tantos adeptos. Eu aprendi com o tradicional a ponto de nunca mais esquecer, no decoreba mesmo e acho que funciona sim. Depois para aplicar isso fica muito mais fácil. Eu usarei esse exercicio para os meus alunos com certeza. PARABÉNS PROFESSOR.

     
  • At 25/4/12 19:57, Anonymous Anônimo said…

    é uma porrraaa bonde da estronda

     
  • At 30/4/12 12:35, Anonymous Anônimo said…

    OI SOU PROFESSOR A 15 ANOS. SERÁ QUE ESTES CRÍTICOS FAZEM MELHOR DO QUE O PROFESSOR (A) FEZ? FICARAM FARTOS COM CRÍTICA? ENCHERAM A BARRIGA CRITICANDO UM COLRGA DE TRABALHO DA MESMA RPOFISSÃO? SE FAZEM MELHOR ENTÃO CALEM A BOCA E VÃO FAZER O MELHOR QUE SABEM. PROFESOR (A) ESTÁ DE PARABÉNS PELO EXERCÍCIO.

     
  • At 30/4/12 12:38, Anonymous Anônimo said…

    GOSTARAM DA MINHA OPINIÃO? NÃO? ENTÃO AGORA VÃO TAMBÉM CRICICAR MINHAS PALVRAS ONDE TIREI LETRAS E COLEQUEI OUTRA? POIS BEM FIQUEM A VONTADE!

     
  • At 4/5/12 17:32, Anonymous Anônimo said…

    Oxe não entedi nada

     
  • At 9/8/12 08:14, Anonymous Anônimo said…

    sou a favor da gramatica ser ensinada assim sem textos é uma forma de castigar' e se essa maneira fosse ruim não teríamos aprendido assim.parabéns e continue assim mesmo, sem esquecer as raízes.

     
  • At 27/9/12 20:08, Anonymous Anônimo said…

    idiota

     
  • At 14/4/13 07:22, Blogger Unknown said…

    Pow e até um pouco maneiro!

     
  • At 14/4/13 07:23, Blogger Unknown said…

    Pow e até um pouco maneiro!

     
  • At 17/6/13 08:35, Anonymous Anônimo said…

    é muito chato

     
  • At 17/6/13 08:36, Anonymous Anônimo said…

    não tem nada de interessante para fazer

     
  • At 17/6/15 15:42, Anonymous Anônimo said…

    nao é para ser legal é para vc estudar e pronto achei bom porem faltou o gabarito para ver se vc acertou as perguntas ou nao mais de resto tudo bom...

     
  • At 9/3/16 13:35, Anonymous Anônimo said…

    Gostaria do gabarito! Obrigada!

     

Postar um comentário

<< Home