Atividades.Português

terça-feira, agosto 22, 2006

Substantivos próprios- comuns

1) Leia com muita atenção o quadro e transcreva o que se pede.

livro, rapaz, Brasília, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, rapidez, coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel

a) substantivos que dão nomes a lugares:

______________________________________________________

b) substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas:

_____________________________________________________________________________________________________________________________
c) substantivos que nomeiam seres humanos:

___________________________________________________

d) substantivos que designam seres imaginários:

________________________________________________

e) substantivos que nomeiam sentimentos:

_____________________________________________________

f) substantivos que dão nomes a qualidades ou características:

____________________________________________________________________________________________________________________________
g) substantivos que nomeiam sensações físicas:

_________________________________________________

h) substantivos que designam ações:

__________________________________________________________

2) Transcreva do quadro do exercício anterior:

a) dois substantivos próprios: _______________________________________________________________

b) dois substantivos comuns: ________________________________________________________________


3) No que diz respeito à primeira letra, qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os comuns?

____________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

4) Acrescente aos substantivos destacados as características indicadas nos parênteses. Se necessário, modifique a forma da(s) palavra(s) que você vai acrescentar. Veja o exemplo:

Ana colheu flores. (vermelho) Ana colheu flores vermelhas.

a) Maria entrou num jardim. (florido) ________________________________________________________

b) As crianças colheram laranjas. (saboroso / maduro) __________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Na praça havia muitas crianças. (esperto / alegre) ____________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.

a)O velho usava um chapéu grande.

b)As crianças caminhavam felizes pelas ruas.

c) D. Teresa tinha umas idéias malucas.

d) O bom aluno consegue bons resultados.

e) A garota ficou nervosa com o irmão.

f) Encontrei um pobre cãozinho abandonado.

g) As crianças pequenas estavam alegres.

h) Aquele garoto tem cabelos ruivos e longos.

6) Faça o que se pede.

a) Copie a frase em que a palavra doces é adjetivo.

a) As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
b) Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.

_________________________________________________________________

b) Copie a frase em que a palavra velho é adjetivo.

a) Um velho apareceu na rua.
b) Um homem velho apareceu na rua.

_______________________________________________________________________________________

c) Copie a frase em que a palavra estranho é adjetivo.

a) As crianças chegaram a lugar estranho.
b) Um estranho pediu-nos algumas informações.

_______________________________________________________________________________________

83 Comments:

  • At 18/5/08 15:03, Anonymous Anônimo said…

    isto é bem legal

     
  • At 18/5/08 15:04, Anonymous Anônimo said…

    isto tb é bem educativo

     
  • At 24/5/08 17:26, Anonymous Anônimo said…

    Bem, para uma gramática pura, descontextualizada, que entedia à todos por ser algo cansativo, repetitivo e monótono elevado ao quadrado, até que estão boas as atividades. Para virar lição, castigo, também está ótimo. Continue assim, você vai desestimular a muitos "inocentes nativos da Língua Portuguesa" com esse seu método.

     
  • At 11/6/08 23:59, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns!! Eu admiro muito quem ainda se preocupa com nossa língua portuguesa. A gramática sempre se fez necessária para um bom aprendizado.Hoje em dia não se tem mais textos decentes é tudo banalizado.

     
  • At 14/7/08 15:41, Blogger Tião said…

    Em 24/05, às 17h26, um anônimo chutou o balde! Espero que ele também tenha dado alguma sugestão para a causa...

     
  • At 16/3/09 14:18, Blogger icaro said…

    isto é bem bacana e educativo

     
  • At 29/4/09 21:12, Blogger luca rhafael said…

    Melhore mais suas atividades , pois no momento atual a gramatica devera ser contextualizada, pois assim voce vai complicar a vida dos seus alunos

     
  • At 18/5/09 18:03, Anonymous Anônimo said…

    otimo 10!!!!

     
  • At 21/5/09 19:28, Anonymous Anônimo said…

    PARABÉNS, SO PELO FATO DE ESTAR FAZENDO ALGO, TROCANDO ATIVIDADES, MELHOR QUE MUITA GENTE QUE ALÉM DE CRITICAR OS OUTROS, NÃO PREPARA AULAS, NÃO MONTA ESTRA´TEGIAS, E FICA APENAS EM DISCURSOS BONITOS E ATUAIS.
    O DISCURSO SEMPRE É BELO ,AS NA PRÁTICA SÃO ESSES EXERCICIOS É QUE AJUDAM OS ALUNOS.
    BEIJOS

     
  • At 22/5/09 10:23, Blogger mariah said…

    Muito boa a atividade. Na atualidade, alguns professores acreditam que ensinar a gramática é desnecessário,que o aluno tem que saber interpretá-las em textos e saber o que e onde empregá-la, contudo, se não houver o aprendizado correto, como saber o momento de aplicá-la e como identificá-la corretamente nos texto.
    Parabéns por preocupar-se em ensinar nossa lingua materna.

     
  • At 30/5/09 21:17, Anonymous Anônimo said…

    ainda que haja discursos que elevam a contextualização no processo educativo, jogue a primeira pedra quem não aprendeu muita coisa com esses tipos de exercicios! e não é verdade que tudo deve ser contextualizado ao "pé da letra".

     
  • At 7/6/09 13:03, Anonymous Anônimo said…

    Ao Anônimo(Por que não se identificou?,digo que existem várias maneiras de construir-se um discurso crítico. O básico seria começando por um exemplo de como se trabalha a gramática contextualizada, relatando suas percepções sobre o assunto e por fim, relacionar comparativamente os prós e contras de ambas as formas do trabalho com a gramática. Uma crítica sem fundamento teórico e prático é apenas, ao meu ver, DISSIMULAÇÃO, FALTA DE ÉTICA E DESRESPEITO AO PROFISSIONAL. Procure ser mais cordato e lembre-se que a chuva cai em todos os telhados, inclusive no seu.

     
  • At 7/7/09 18:57, Blogger jamile said…

    é educativo, mas naao gosteii

     
  • At 6/8/09 15:32, Anonymous Anônimo said…

    Não desmereço quem dedicou a vida a este estudo sintético e reduzido. Abram as portas para o mundo!

     
  • At 12/8/09 15:51, Anonymous Anônimo said…

    e cade as respostas das perguntas pra mim conferir se está certo?

     
  • At 18/8/09 22:37, Anonymous Anônimo said…

    gostei a gramática é cobrada de nossos alunos a todo momento ,portanto,usaremos a contextualização mas temos que aplicar a gramatica pura TAMBÉM.

     
  • At 25/8/09 17:35, Blogger valenafernanda_@hotmail.com said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 23/9/09 23:27, Anonymous Anônimo said…

    parabens!mto bom msm de nada adiANTA contestualizar sem a gramatica pura!otimo exercicio de ficçao!

     
  • At 29/9/09 18:54, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns pelas dicas. Sugestões são muito bem vindas na prática de sala de aula.
    A atividade é bem didática e dá margem para outras adaptações de acordo com a faixa etária.

     
  • At 16/10/09 21:23, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns gostei muito dos exercícios, pois seria melhor se estivesse as respostas.

     
  • At 9/2/10 19:34, Blogger Simone Barcelos said…

    Achei válido sim os exercícios isto é só uma dica para quem sabe mudar adaptar quem não sabe fala besteiras mesmo.
    obrigada.

     
  • At 9/2/10 19:34, Blogger Simone Barcelos said…

    Achei válido sim os exercícios isto é só uma dica para quem sabe mudar adaptar quem não sabe fala besteiras mesmo.
    obrigada.

     
  • At 18/2/10 22:12, Anonymous Cristalina said…

    Os melhores cientistas, médicos, professores, enfim! Os melhores profissionais foram educados aprendendo com esse sistema e foram bastantes produtivos.

     
  • At 18/2/10 22:13, Anonymous Cristalina said…

    Os melhores cientistas, médicos, professores, enfim! Os melhores profissionais foram educados aprendendo com esse sistema e foram bastantes produtivos.

     
  • At 11/3/10 06:40, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns por eu trabalho.

    É interessante ver como é fácil para alguns abraçar cegamente a causa da contextualização irrestrita - isso, certamente, explica o nível de alguns professores, e porque nas universidades os trabalhos acadêmicos são horríveis, afinal para que conhecimento específico da língua, não é mesmo, professores ultramegacontextualizados.

     
  • At 28/3/10 13:37, Blogger Evelyn Cordeiro said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 28/3/10 13:40, Blogger Evelyn Cordeiro said…

    Sou novata na área e tenho dificuldades para elaborar atividades. Sei da importância da contextualização e assim aplico as minhas aulas, mas esses exercícios ajudaram muito, deram idéias. Agora é só contextualizar tudo, não vejo problema algum. Não sei porque tanta discussão!!! Muito menos o porquê de tantas postagens anônimas. Somos livres para nos expressarmos!!!

     
  • At 28/3/10 21:06, Anonymous Anônimo said…

    adorei esse modo de atividade pois faz com que o aluno pense para poder responder e desenvolver a sua capacidade de racíocinio

     
  • At 28/3/10 21:06, Anonymous Anônimo said…

    adorei esse modo de atividade pois faz com que o aluno pense para poder responder e desenvolver a sua capacidade de racíocinio

     
  • At 4/4/10 11:29, Blogger ESCOLA MARCILIO PONTES DOS SANTOS said…

    Parabéns pela iniciativa de fazer atividades. As atividades estão boas, porém pode criar algumas com textos. Ficaria muito bom também. E para os que só sabem criticar, a sua crítica já seria para esse autor a estimulação que os alunos teriam.

     
  • At 7/4/10 18:55, Blogger linguarUUda.com said…

    Olá!
    Muitos colegas professores criticam esse tipo de atividade. No entanto, é necessário verificar a aprendizagem de conceitos e regras e só então partir para exercícios contextualizados, com maior nível de subjetividade, que levem à aplicação do que se aprendeu. O tipo de exercício depende do objeivo que se deseja alcançar e do nível do alunado.
    Na verdade, a maioria dos que criticam, colocam textos em suas atividades mas não sabem o que fazer com eles. Obrigada.

     
  • At 15/4/10 16:26, Anonymous Anônimo said…

    que coisa fácil, pqqqqp

     
  • At 23/4/10 08:47, Anonymous nelson said…

    Olá Paula!É de suma importância essas atividades para nós que atuamos com educação.Parabéns! Continue...Nelson

     
  • At 24/5/10 10:45, Anonymous Anônimo said…

    elaine.estou ensinando meu filho a aprender sobre substantivos, e aqui achei o que procurava,estão de parabens suas aulas são aproveitosas,tem muito conteudo,vcs estão de parabens.

     
  • At 13/6/10 13:45, Anonymous bruna said…

    esse site ta pobre em tem q melhorar muito e melhor comessar se nao mas niguem ira entrar nesse site nao esplica nada so esta escrito o nome dele nunca vi um site igual a esse

     
  • At 1/7/10 14:43, Blogger Marcos Henrique said…

    As atividades estão bem interessantes e tenho acertei que muito irá contribuir na aprendizagem dos meus alunos.
    Muito obrigado.

     
  • At 2/11/10 14:14, Anonymous Anônimo said…

    NAO ENTENDI NADA PREVIRO WIKIPEDIA

     
  • At 24/11/10 14:24, Anonymous Anônimo said…

    Muito bom gostei muito me ajudou pakas..........By: RealSold Lin Lin Core elite 18 pontos 3500000 sempre subindo!!

     
  • At 18/2/11 19:22, Blogger dhessy_micaella said…

    chato

     
  • At 21/2/11 09:47, Anonymous Anônimo said…

    muito legal me ajudou a estudar para a minha provado 8 ° no no comeco do ano , estavamos relembrando obrigada posta novas provas ... do 8° ano !

     
  • At 22/2/11 19:54, Anonymous Anônimo said…

    Não se preocupe se alguém diz que a gramática é descontextualizada porque muitos falam sobre gramatica contextualizada mais poucos sabem trabalhar com ela.A gramática contextualizada é riquissíma se alguém a compreende e sabe repassar ,cheguei a pensar que sabia .O que vinha pra mim era um livro pronto e acabado e os alunos só copiavam ,só quando fiz a pós vi que era extreamente difícil , passei dois meses pra resolver um texto da sexta sérieTem professor que dá aula de português só pra completar sua carga horária mas....não sabe nada. O tradicional também não pode ser punido. Eu aprendi na escola na época que se trabalhava o ensino tradicional.

     
  • At 21/3/11 14:52, Anonymous Anônimo said…

    Muito bom!

     
  • At 3/4/11 19:46, Blogger Diogo said…

    Sou mestre em Linguística. Estudei muito, li bastante sobre as teorias tanto de ensino, quanto de conhecimentos que envolvem a compreensão dos sistemas linguísticos e ouvi, também, muita gente opinando sobre os melhores métodos de ensino para a língua portuguesa. O que nunca vi, na verdade, foi uma boa aula de ensino contextualizado. Nem mesmo os professores universitários que pregavam isso, o faziam com propriedade. Teoricamente é tudo perfeito, mas qual o procedimento técnico? Onde está a metodologia? Quero apenas o programa de UMA aula dentro desses parâmetros. É muita covardia entrar na net e criticar o procedimento de um colega de trabalho que se expõe buscando também uma melhoria na sua prática. Eu ensino gramática sim porque os alunos precisam conhecer conceitos e desenvolver habilidades de estudo diferenciadas. Mas a aula não fica limitada a isso apenas. Tudo depende do objetivo a ser alcançado. Enfim, falam muito e fazem pouco.

     
  • At 7/4/11 09:10, Blogger Paula said…

    eu tambem acho o qu todos falou eu sou linda e vc nenhe imagina eu gosto muito de estudar eu tenho 11
    anos e sou 8 seria

     
  • At 13/4/11 09:20, Anonymous Anônimo said…

    -Eu sou mãe e esplicadora ao mesmo tempo,e para não ficar na mesmice,preciso de idéias para dar aulas para meus filhos e amei as explicações e os exercícios são fáseis e muito educativo,vcs estão de parabéns!!!

     
  • At 27/4/11 09:37, Anonymous Anônimo said…

    legal obrigado

     
  • At 30/4/11 07:02, Anonymous Anônimo said…

    QUE FALTA DE CRIATIVIDADE EM TIA.

     
  • At 10/5/11 12:00, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns! Ótimo exercicio, nada de descontextualizado, e sim, muito interessante. Se pensarmos em trabalhar só o contextualizado, a criança muitas vezes vai sentir falta do exercicio direto que é este seu modelo. O educando tem que provar todo tipo e modo de aprender. Parabéns!

     
  • At 16/5/11 22:54, Blogger marilza said…

    sou tambem a favor que se trabalhe com a gramatica contextualizada,mas o uso do metodo tradicional e sempre bem vindo.Obrigada pela atividade. Adorei.

     
  • At 24/5/11 16:48, Anonymous Cláudia said…

    Nossa, adorei suas atividades, parabéns. Utiizei muitas nas minhas aulas, vou virar assídua.

     
  • At 26/5/11 08:09, Anonymous Anônimo said…

    eu achei interesante mas nao da para responder vcs sao muito burros fazem um site de atevidades mas nao da para responder que burrice

     
  • At 8/6/11 09:49, Anonymous Anônimo said…

    meu nome é elaine gosto muito do seu saite ,bejos,tenho 10 anos,te amo.

     
  • At 13/6/11 21:28, Anonymous Anônimo said…

    este site é muito bom e bem educativo gostei muito, valeu!!!!!!!!!!!!!

     
  • At 14/6/11 09:16, Anonymous Anônimo said…

    adorei! fiz essa atividade c meus alunos e serviu bastante . depois desse exercicios todos conseguem agora identificar num texto todos os adjetivos. OBRIGADA

     
  • At 16/6/11 20:20, Anonymous Anônimo said…

    gostei mas acho que está um pouco cansativas e repetitivas acho que um toque de atenção ficaria melhor

     
  • At 5/7/11 10:56, Anonymous Anônimo said…

    Bom Dia Galera,Eu achei esse Site Muito Educativo,Mas O Ruim É Que não dá pra responder As Perguntas.

     
  • At 5/7/11 10:57, Anonymous Anônimo said…

    Bom Dia Galera,Eu achei esse Site Muito Educativo,Mas O Ruim É Que não dá pra responder As Perguntar

     
  • At 8/7/11 11:11, Anonymous Anônimo said…

    bota as respostas

     
  • At 16/8/11 22:16, Anonymous Anônimo said…

    amei parabens me ajudou e mt!!!

     
  • At 17/8/11 10:32, Anonymous Anônimo said…

    ME FALEM 14 SUBSTANTIVOS COMUNS!!!!!!!!!!!! POR FAVOR

     
  • At 23/8/11 19:30, Anonymous Anônimo said…

    bem interessante

     
  • At 2/10/11 21:50, Anonymous Anônimo said…

    a)substantivo coletivo

     
  • At 6/2/12 18:44, Anonymous bél said…

    MEU MARIDO É PROFESSOR,,ELE SEMPRE DIZ A MIM E A MINHA FILHA,,APRENDER NÃO OCUPA ESPAÇO,,E ENSINAR É UMA DÁDIVA,,QUE POSSAMOS TER NO MUNDO PESSOAS QUE QUEREM ENSINAR E APRENDER.MEU MARIDO..PROFESSOR DOMINGOS

     
  • At 22/2/12 19:46, Blogger Dayvisson said…

    CADÊ O GABARITO ?

     
  • At 29/3/12 08:15, Anonymous Anônimo said…

    legal mas nao muito

     
  • At 7/4/12 09:44, Anonymous Anônimo said…

    bem, estão de parabéns porque é um exercício que está a compriensão de todos, mas, tenho uma dicas para melhorar, poderiam no final dá também as resposta para quem quisessem conferir.

     
  • At 8/4/12 11:14, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia, eu sou professora de Português e penso que o bom professor é aquele que consegue aplicar diversas técnicas e métodos para facilitar o processo de aprendizagem e esse exercício proposto é ótimo para fixar o que foi explicado em sala. Eu procuro me adequar a nossa realidade sim mas se o tradicional não tivesse o seu ponto forte não teria tantos adeptos. Eu aprendi com o tradicional a ponto de nunca mais esquecer, no decoreba mesmo e acho que funciona sim. Depois para aplicar isso fica muito mais fácil. Eu usarei esse exercicio para os meus alunos com certeza. PARABÉNS PROFESSOR.

     
  • At 8/4/12 11:14, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia, eu sou professora de Português e penso que o bom professor é aquele que consegue aplicar diversas técnicas e métodos para facilitar o processo de aprendizagem e esse exercício proposto é ótimo para fixar o que foi explicado em sala. Eu procuro me adequar a nossa realidade sim mas se o tradicional não tivesse o seu ponto forte não teria tantos adeptos. Eu aprendi com o tradicional a ponto de nunca mais esquecer, no decoreba mesmo e acho que funciona sim. Depois para aplicar isso fica muito mais fácil. Eu usarei esse exercicio para os meus alunos com certeza. PARABÉNS PROFESSOR.

     
  • At 8/4/12 11:14, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia, eu sou professora de Português e penso que o bom professor é aquele que consegue aplicar diversas técnicas e métodos para facilitar o processo de aprendizagem e esse exercício proposto é ótimo para fixar o que foi explicado em sala. Eu procuro me adequar a nossa realidade sim mas se o tradicional não tivesse o seu ponto forte não teria tantos adeptos. Eu aprendi com o tradicional a ponto de nunca mais esquecer, no decoreba mesmo e acho que funciona sim. Depois para aplicar isso fica muito mais fácil. Eu usarei esse exercicio para os meus alunos com certeza. PARABÉNS PROFESSOR.

     
  • At 25/4/12 19:57, Anonymous Anônimo said…

    é uma porrraaa bonde da estronda

     
  • At 30/4/12 12:35, Anonymous Anônimo said…

    OI SOU PROFESSOR A 15 ANOS. SERÁ QUE ESTES CRÍTICOS FAZEM MELHOR DO QUE O PROFESSOR (A) FEZ? FICARAM FARTOS COM CRÍTICA? ENCHERAM A BARRIGA CRITICANDO UM COLRGA DE TRABALHO DA MESMA RPOFISSÃO? SE FAZEM MELHOR ENTÃO CALEM A BOCA E VÃO FAZER O MELHOR QUE SABEM. PROFESOR (A) ESTÁ DE PARABÉNS PELO EXERCÍCIO.

     
  • At 30/4/12 12:38, Anonymous Anônimo said…

    GOSTARAM DA MINHA OPINIÃO? NÃO? ENTÃO AGORA VÃO TAMBÉM CRICICAR MINHAS PALVRAS ONDE TIREI LETRAS E COLEQUEI OUTRA? POIS BEM FIQUEM A VONTADE!

     
  • At 4/5/12 17:32, Anonymous Anônimo said…

    Oxe não entedi nada

     
  • At 9/8/12 08:14, Anonymous Anônimo said…

    sou a favor da gramatica ser ensinada assim sem textos é uma forma de castigar' e se essa maneira fosse ruim não teríamos aprendido assim.parabéns e continue assim mesmo, sem esquecer as raízes.

     
  • At 27/9/12 20:08, Anonymous Anônimo said…

    idiota

     
  • At 14/4/13 07:22, Blogger Ana Sousa said…

    Pow e até um pouco maneiro!

     
  • At 14/4/13 07:23, Blogger Ana Sousa said…

    Pow e até um pouco maneiro!

     
  • At 17/6/13 08:35, Anonymous Anônimo said…

    é muito chato

     
  • At 17/6/13 08:36, Anonymous Anônimo said…

    não tem nada de interessante para fazer

     
  • At 17/6/15 15:42, Anonymous Anônimo said…

    nao é para ser legal é para vc estudar e pronto achei bom porem faltou o gabarito para ver se vc acertou as perguntas ou nao mais de resto tudo bom...

     
  • At 16/11/15 14:40, Blogger sunflower said…

    Nghèo kiến thức, nghèo cảm xúc, nghèo nhiệt huyết, nghèo tình bạn nhí nhố...
    Ps:Stt để dụ dỗ các đồng bọn đi chơi
    dịch vụ kế toán tại hải dương
    học kế toán thực tế tại tp hcm
    học kế toán tổng hợp thực tế tại bắc ninh
    Phòng xinh tại 109 Quan Nhân (Gần Royal City, đường Láng) thích hợp cho sinh viên, hộ gia đình và người đi làm ở từ 1 - 2 người chỉ còn duy nhất 1 phòng 301.

     
  • At 9/3/16 13:35, Anonymous Anônimo said…

    Gostaria do gabarito! Obrigada!

     
  • At 4/5/16 07:15, Anonymous Anônimo said…

Postar um comentário

<< Home