Atividades.Português

sexta-feira, setembro 08, 2006

O CORRETO DE SE FALAR

Lembre-se de que o correto é:
sempre menos - nunca menas.
calota - não Carlota, a que era Joaquina foi-se embora a muito tempo, e desta terra não levou nem o pó.
iogurte - não iorgute.
mortadela - nunca mortandela.
mendigo - não mendingo.
travesseiro - nunca trabisseiro, a não ser que vc esteja gripado(a).
vassoura - não bassoura, assim como travesseiro.
trezentos gramas - não trezentas gramas, o correto é O grama e não A grama.
simplesmente maior ou menor de idade - não precisa do DE: de menor, de maior.
cadarço - não cardaço.
digestão - não digestã.
umbigo - nunca imbigo. Lembre-se de que temos só UM umbigo.
asterisco - nunca asterístico, asterisco é uma estrela pequena, como chuvisco é pouca chuva, certo?
beneficente - sem o i, não é beneficiente.
Mal - contrário de Bem
Mau - contrário de Bom
A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar.
O certo é CUSPIR e não GOSPIR nem GUSPIR.
O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.
Se v. estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois o que "soa" é sino!
O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.
Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.
O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.
CORRETO : "FAZ dois anos que não o vejo" e não “FAZEM dois anos” (ERRADO)
POR ISSO e não PORISSO.
"HAVIA muitas pessoas no local" e não “HAVIAM”.
PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA (deixe isso para o Zé Dirceu)
A PARTIR e não À PARTIR.
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, pra mim comprar ou para mim comer, mim não conjuga verbo; apenas “eu, tu, eles, nós, vós, eles". É como eu dizia quando pequena... "Tudo eu, tudo eu!" - Eu faz tudo, MIM não faz nada.
Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (dó, ré, mi, etc. etc.).

POSTADO POR PAULA

163 Comments:

  • At 8/10/08 00:05, Anonymous Anônimo said…

    Prezada Paul, apesar de relativizar o sentido de "erro" atribuído à fala (sou da linha descritiva, já viu, né?...) gostei do blog e da lista de variáveis, principalmente por que a maior parte das palavras/expressões citadas são de uso corrente, o que é muito melhor do que aquelas listas de palavras que só aparecem em exercícios gramaticais.
    Longa vida ao blog. Um abraço,
    Fábio Elionar.
    saladeaula.arteblog.com.br

     
  • At 22/10/08 19:58, Blogger Unknown said…

    muito legal o blog parabens

     
  • At 6/2/09 22:14, Anonymous Anônimo said…

    prezada paula muito obrigada por essa lista.tenho 34anos o nao sei ler e nem escrever direito.tenho um bom embrego sou auxiliar de escritorio no me emprego eles nao sabem disso minha sorte e o computador nao tenho tempo de estudar e tenho muita vergonha existe uma maneira deu estudar em casa (sozinha )por tudo que e de mais sagrado me der uma dica

     
  • At 8/2/09 09:37, Anonymous Anônimo said…

    Para te ajudar precisaria de teu e-mail...Se puder deixar aqui, ou entre na minha comunidade, professores 3ª e 4ª série...

     
  • At 8/2/09 12:53, Anonymous Anônimo said…

    Nesta frase!!! qual seria o correto?

    Tu vás pra fortaleza ou à fortaleza? gostaria que justificasse o porque.

     
  • At 14/2/09 23:00, Anonymous Anônimo said…

    oi paula gostei muito das dicas gostaria que vc enviace mais frases é muito bom essas dicas
    gostaria de fazer uma perguta ..

    como se escreve paçasse?? ou pasace? ou pasasse ??

    obrigado pelo insentivo e pela força para com as pessoas


    att...

    fernanda...

     
  • At 23/4/09 11:16, Anonymous Anônimo said…

    como falo numa frase como por exemplo: não tem jeito de eu estudar, é de eu mesmo? e pra falar eu pronuncio deu??

     
  • At 23/4/09 11:22, Anonymous Anônimo said…

    ha e pra falar numa frase por exemplo: se vc gostasse de mim fazia o que eu queria?quizesse? ou tem que ser fazia o que eu quero?

     
  • At 9/8/09 03:04, Blogger arkaid said…

    meu filho de 04 anos falou: a gente fizemos, brincadeiras na creche.
    em resposta falei: você está, falando errado, filho....o correto é: a gente faz....ou a gente fez... ouvi uma repreensão, de minha prima. ela disse: é nós fazemos...fiquei poderando, com dúvida.

     
  • At 18/9/09 21:49, Blogger kea said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 18/9/09 22:01, Blogger kea said…

    oi paula, quero que voce mim ajude tenho 30 anos,trabalho em uma empresa de roupas,sou assistente de venda,de uma marca no mercado,falo errado, tenho dificuldade de falar conjugação de verbo,o que que eu faço,tomara que voce ler esse regados,como que faço pra te dar o meu mail.

     
  • At 18/9/09 22:05, Anonymous Anônimo said…

    oi paula, quero que voce mim ajude tenho 30 anos,trabalho em uma empresa de roupas,sou assistente de venda,de uma marca no mercado,falo errado, tenho dificuldade de falar conjugação de verbo,o que que eu faço,tomara que voce ler esse regados,como que faço pra te dar o meu mail.

     
  • At 22/9/09 21:20, Anonymous Anônimo said…

    e ae paul esse seu blog é muito prestativo cara, mim ajudou muito, um abraço e valeu.

     
  • At 16/12/09 00:04, Anonymous Anônimo said…

    e oi presiso de ajuda e eu nao sei fala nada direito e eu presiso fala com vc e meu msn e orkt e alexmagno159@hotmail.com e urgente

     
  • At 2/3/10 13:26, Blogger Unknown said…

    óla eu adorei as dicas muito obrigada

     
  • At 29/3/10 21:07, Blogger mapifenix said…

    Olá!
    É certo dizer o verbo dever como no ex. abaixo?
    Não que a TV deva mostrar a programação, mas achamos que a censura em determinados horários é sensata.
    Outra coisa que gostaria de saber é sobre o verbo: quereria. Quando é usado? Tempo e Modo.
    Qual é o correspondente em italiano para o verbo quereria?

    Obrigada e sucesso!

     
  • At 21/4/10 22:59, Anonymous Anônimo said…

    Poxa,eu sou mineirode BH mesmo,tenho 17 anos moro aqui no rio há 10 anos,mas vendo este texto parece que eu estava conversando com meus amigos de la!!é isso aew mesmo!sem tirar nem colocar!ANA PAULA você esta de parabéns....

     
  • At 12/5/10 13:24, Blogger Unknown said…

    CREIO QUE A PALAVRA IMBIGO E UMBIGO,AS DUAS ESTÃO CORRETAS PROCURE ORIENTAÇÕES.BEIJOSSS.

     
  • At 29/5/10 23:48, Anonymous suely said…

    parabéns a todos pela coragem!oi pessoal gostaria que vocês mim ajudasse tenho 39 anos,trabalho em uma empresa autopeças de assist tecnica da qualidade em jundiaí sp.
    tenho dificuldade de falar o português e escrever correto,porfavor me ajuda tenho que mandar email e não tem criatividade para escrever tenho que ficar pedindo ajuda para os colegas.
    obrigado suely

     
  • At 10/8/10 18:36, Anonymous Anônimo said…

    A maioria dessas palavras erradas eu nunca escutei e olha que eu moro no nordeste

     
  • At 2/11/10 16:34, Anonymous Rosa said…

    Meu nome é Rosa tenho quase 50 anos. sou vendedora domiciliar.Eu escrevo certo as vezes troco de fonema. Mas a minha maior dificuldade é falar o portugues correto. meu maior sonho é falar corretamente. Acho que sou muito velha para aprender. Peço por favor a sua ajuda. me índica um livro. Na hora de escrever não sei aonde colocar as pontuações.Que Deus continue sempre abençoando seus caminhos. Muito obridada!!!
    Meu e-mail é btistadasilva@gmail.com

     
  • At 11/1/11 05:43, Anonymous marciel malafaia said…

    gostei de mais viu eu aprendo mais veno no pc de que na escola
    isso que é uma boua aula de português

     
  • At 13/1/11 10:50, Anonymous Anônimo said…

    O título deveria ser "o correto de se escrever", isso se fosse errado escrever assim. Em muitos lugares do Brasil, não há diferença na fala entre maL e maU. Esse post é "o correto de se escrever de acordo com uma das muitas variedades do português brasileiro, no caso a variedade padrão".

     
  • At 10/3/11 15:11, Anonymous anamilk@ana.com said…

    muito divertido adorei
    e tirei muitas duvidas

     
  • At 10/3/11 15:11, Anonymous anamilk@ana.com said…

    muito divertido adorei
    e tirei muitas duvidas

     
  • At 11/3/11 22:44, Blogger Romulo said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 15/3/11 16:54, Anonymous Anônimo said…

    Querida Paula,
    O blog ficou ótimo, mas se me permiti tenho algumas dicas:

    *Regras do novo acordo ortográfico, se encaixaria muito bem na sua página da internet,
    *assim como figuras de linguagem e conjugação de verbos que 90% da população brasileira fala errado(como por exemplo o verbo for)

    Bjs e eu amei o blog continue escrevendo!

     
  • At 27/4/11 15:57, Blogger Unknown said…

    o correto de se falar é, você não faz noção? ou não tem noção?

     
  • At 15/5/11 19:10, Blogger te amo said…

    Oi Paula tenho 39,anos fui fazer uma entrevista de telemarketing não passei porque falo algumas palavras erradas porfavor me ajude te peço por gentileza ou alguem me ajude a falar corretamente meu mail é biancaj11@hotmail.com

     
  • At 15/5/11 19:13, Anonymous Anônimo said…

    porfavor alguem me ajude a falar corretamente porfavorrrrrrrrr

     
  • At 24/5/11 13:12, Anonymous Anônimo said…

    eu falo muito errado queriafalar certo min ajudem gente por favor...
    obrigada

     
  • At 31/5/11 18:11, Blogger Eu sou Mais Eu said…

    Prezada Dr. Paula, é show de bola esse blog nos brasileiros, precisamos de pessoas como você, que Deus te abençoe de maneira tal.

    Fagner.a.l@hotmail.com

     
  • At 6/6/11 22:24, Blogger Maélcio Silva said…

    Adorei o as dicas, obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco, tenha certeza que irei consultar para aumentar meu conhecimentos. Sou do tipo conservador e acho que falar errado é errado mesmo, nada de flexibilidade o qualquer coisa do gênero, professor é para ensinar o certo, porque errado nóis já sabi.

     
  • At 7/7/11 16:07, Anonymous Anônimo said…

    QUAL É O CORRETO:
    AGENTE FOI OU AGENTE FOMOS

     
  • At 15/7/11 13:45, Anonymous denilza said…

    oi paula eu gostária de falar correto ,minha filha pedi para eu ajudar fazer a tarefa mas tenho muita dificudade de falar certo e escrever mim ajude por favou tenho 33 anos meu mail denilza49@hotmail.com

     
  • At 10/8/11 15:58, Blogger aline said…

    obrigada pelas dicas
    paula ...........

     
  • At 7/9/11 11:02, Blogger Mauricio M. Salim said…

    É correta afrase abaixo :

    A roleta-russa das dívidas e inadimplência anda torturando os baianos. Eles são os campeões em empréstimos consignados no Nordeste.

    Não seria .....dívidas e inadimplência andam torturando.... ?
    Muito obrigado.

     
  • At 7/9/11 11:05, Blogger Mauricio M. Salim said…

    A roleta-russa das dívidas e inadimplência anda torturando os baianos. Eles são os campeões em empréstimos consignados no Nordeste.

    Nesta frase não seria cooreto dizer ...dívidas e inadimplência ANDAM torturando.....
    Muito obrigado.

     
  • At 8/9/11 10:25, Anonymous Anônimo said…

    oi paula adorei seu blog poste mais coisas enterresante,com pronuncia as palavras em um entrevista.

     
  • At 16/10/11 06:59, Anonymous Anônimo said…

    tenho uma duvida quando se pode dizer obrigada. a palavra obrigado no feminino é correto aplicar se quando?

     
  • At 16/10/11 06:59, Anonymous Anônimo said…

    tenho uma duvida quando se pode dizer obrigada. a palavra obrigado no feminino é correto aplicar se quando?

     
  • At 16/10/11 07:00, Anonymous Anônimo said…

    tenho uma duvida quando se pode dizer obrigada. a palavra obrigado no feminino é correto aplicar se quando?

     
  • At 24/10/11 10:51, Anonymous Anônimo said…

    anonimo disse tenhe dificuldade de pontuaçaõ meda uma dica pofavor

     
  • At 24/10/11 10:55, Anonymous Anônimo said…

    rosr disse seu blg e muito legal parabens to aprendenda bem o brigada.

     
  • At 23/11/11 10:42, Blogger Naire lopes de Souza Santos said…

    Bom dia, gostaria de tirar uma duvida, sempre falo Deus Concedeste esta vitória, estou errada. ou tenho que falar Deus concedeu muitas vitórias. Naire lopes

     
  • At 24/11/11 11:25, Anonymous Anônimo said…

    como entrar em contato
    betina20072011@hotmail.com

     
  • At 3/12/11 09:31, Blogger lo said…

    ESTA CORRETO DIZER :"SERIA" PARA REFERIR-SE A UM TEMPO FUTURO?
    EXEMPLO: SERIA QUAL DATA? OU SERIAM QUANTAS PESSOAS?

     
  • At 5/12/11 15:43, Anonymous Anônimo said…

    qual é a expressão correra :

    Reiterar ou

    Reinterar


    Grato

     
  • At 3/1/12 12:26, Anonymous Anônimo said…

    Gostei muito das dicas de como se falar corretamente. Beijos, aguardo novas palavras ;)

     
  • At 18/1/12 02:05, Anonymous Anônimo said…

    ola paula
    gostaria de uma ajuda tenho dificuldade da língua portuguesa vou mandar um e-mail tenho dificuldade
    queria uma ajuda.
    como eu faço para mandar meu e-mail

    aguardando a resposta agradeço pela atenção paula

     
  • At 28/1/12 00:27, Anonymous Anônimo said…

    ja estudei bastante e nao consigo falar direito oror todos dias perdido ajudar deus fico muita triste ver todos falando correto

     
  • At 28/1/12 00:36, Anonymous Anônimo said…

    ja estudei bastante e nao consigo falar direito oror todos dias perdido ajudar deus fico muita triste ver todos falando correto so eu falando errado ja pensei em desisti da minha vida e pesso ajudar por favor pela amor de deus me ajudar angela

     
  • At 23/2/12 20:53, Anonymous Anônimo said…

    Eu tenho um problema de fala errado o que eu faço.preciso de ajudar

     
  • At 1/3/12 10:10, Anonymous Anônimo said…

    preciso de sjuda pois estou errando muito nao palavras , quero ajuda .me imail e jamaica_quadrelli@hotmail.com

     
  • At 1/5/12 23:52, Anonymous Anônimo said…

    Paulinha! O correto de se escrever é HÁ MUITO TEMPO e não " a muito tempo.

     
  • At 4/5/12 18:52, Anonymous Claudinha said…

    Olá Paula.
    Nossa, muito bom, foi excelente a legenda de informações, para não esquecermos nunca.
    Certamente, ajudará muita gente !

     
  • At 1/6/12 16:28, Anonymous Anônimo said…

    qual o correto :?
    Nossa família atendendo ha sua a 3 gerações
    Nossa família atendendo a sua há 3 gerações
    Nossa família atendendo a sua a 3 gerações
    podeeria me responder no email? kolliveira@hotmal.com

     
  • At 15/6/12 14:13, Anonymous Anônimo said…

    Adorei a sua iniciaiva gotaria tambem de aperfeicoar a minha forma de falar e escrever

     
  • At 15/6/12 14:17, Anonymous Anônimo said…

    preciso de ter aulas de lp falando e escrevendo como fasso para me candidatar

     
  • At 19/6/12 10:51, Anonymous Anônimo said…

    Está errado se eu disser "Parabéns para nós!".

     
  • At 26/6/12 18:59, Anonymous Anônimo said…

    Ola Paula.eu tenho muita dificuldade com oportugues principalmente como usar a vigula.eu trabalho numa empresa e sou lider de producao,tenho muita vergornha de nao saber escrever direito.por favor me ajuda.Claricesantarena@hotmil.com

     
  • At 6/7/12 18:19, Anonymous Anônimo said…

    Oi Paula.tenho muita dificuldade em escrever correto e usar a vigula.por favor me ajude.

     
  • At 15/7/12 03:59, Anonymous Anônimo said…

    Ola Paula, peco ajuda tenho problemas em escrever correctamente e falar portugues> o que faco?

    Principalmente quando se trata onde colocar os assentos e o n


    Princesa

     
  • At 26/7/12 23:09, Anonymous Anônimo said…

    meu mail é lidianealves@hotmail.com

     
  • At 10/8/12 22:25, Blogger Wellington said…

    Mmuito bom o site

     
  • At 10/8/12 22:27, Anonymous Wellington said…

    É o que falta no nosso dia a dia, o bom portuquês

     
  • At 31/8/12 05:05, Anonymous Anônimo said…

    Gostaria de saber, qual a melhor forma de falar em publico sem atropelar as letras por exemplo:no caso rr,r,s,ch,ç,l,u,n e dentre outros, vim de uma familia sem estudo.
    Desde ja agradeço a oportunidade.
    segue meu email - maruaik@hotmail para retorno.

     
  • At 15/9/12 20:43, Anonymous Anônimo said…

    o que teve fazer para participar das aulas

     
  • At 15/9/12 20:43, Anonymous Anônimo said…

    o que teve fazer para participar das aulas

     
  • At 16/10/12 18:23, Anonymous Anônimo said…

    Eu gostei muito legal a oriamtação que voç~es derá.E muito satifatorio para as pessao que gostaem com eu gostei.

     
  • At 24/10/12 06:48, Anonymous Anônimo said…

    Ola, paula eu gostei muito das suas dicas pois gostaria de mais dicas de palavras que geralmente falamos erado. pode me mandar richardii_onofre@hotmail.com

     
  • At 2/11/12 04:24, Blogger Unknown said…

    A grafia bassoura é a correta em Portugal.

     
  • At 2/11/12 23:34, Anonymous Anônimo said…

    Quero muito aprende a falar corretamente, mas tenho a linguá presa..o que faço?

     
  • At 6/11/12 17:09, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns!

     
  • At 20/11/12 13:44, Anonymous Anônimo said…

    tb tirei, umas dúvidas brigado.

     
  • At 24/12/12 12:42, Anonymous Anônimo said…

    bom muito legal gostei de verdade isso e muito bom aprender falar direito

     
  • At 13/1/13 17:38, Anonymous Anônimo said…

    como tirar as dúvidas, tenho diversas como escrever certo ou errado.

     
  • At 13/1/13 17:42, Anonymous Anônimo said…

    O que fazer para participar das aulas, tenho inúmeras dúvidas?

     
  • At 29/1/13 14:06, Anonymous Anônimo said…

    preciso saber escrever melhor e ler...peço sua ajunda..

     
  • At 1/2/13 20:12, Anonymous Anônimo said…

    ola<
    Gostei muito do sei Blog muito interessate,pois metade da papulação brasieleira sofre com este problema muito compricado, pois temos que vingi que entendemos varias coisas que na verdade nem sabemos o que é como "gramatica" oque é isso? muitas vezes formamos ate ensino medio mais não sabemos de muita coisa equanto temos que escrever na frente de outras pessoas passamos o maior costragimeento tem um caso o seublog que e parecido comigo "ha se não fosse o computator" hà se ele fala-se"
    gostaria de pedir sua ajuda pois conversando com ex-professor ele me disse que tenho dislequexia então gostaria de algumas dicas de livros que eu passa ler que irar me ajudar pois falo muito mal e escrevo tbm
    att

     
  • At 9/2/13 10:03, Anonymous Anônimo said…

    Anonimo 2,3,4 não sei...


    Meu Deus!!!!!Como o pessoal assassina a nossa "lingua"...

     
  • At 21/3/13 14:45, Anonymous Anônimo said…

    anônimo
    Olá Paula gostei muito do seu Blog,
    Pois gostaria tanto de aprender português,pois já tenho feito alguns concursos nas outras matérias até que vou bem, mas esse negócio de verbo, substantivo,adjtivo, agente da passiva,preposição enfim...Etc...

     
  • At 6/4/13 09:20, Anonymous Anônimo said…

    em primeiro lugar quero agradecer pelas aulas que em muito me ajudaram e em poucas palavras aplender exemplo umbigo que vem de cordao umbilical

     
  • At 18/4/13 22:00, Anonymous sandra said…

    Muito bom pra se tirar dúvidas, eu estava precisando de algumas dicas, exemplo: tenho uma dó. Obrigada!

     
  • At 30/4/13 12:41, Anonymous Anônimo said…

    presada Paula adorei tirei algumas dúvida quero apreder mais aurilenesoares31@gmail.com

     
  • At 11/5/13 12:32, Anonymous Fabricio said…

    Ola Paula gostei muito aprende tbm pos hj fui muito humilhado por uma pessoa q se dis ter doutorado e fiquei muito triste dizendo q eu não sabia escrever pra mim ler então quero muito aprender a falar certo e escrever tenho o ensino médio se vc poder mim ajudar meu imail brizioranz@hotmail.com muiot grato fica com Deus.

     
  • At 25/5/13 14:15, Anonymous Anônimo said…

    Oi Paula! Amei as dicas. Preciso saber se esta frase está incorreta: "Vou estar agendando".Obrigada.

     
  • At 4/6/13 11:44, Anonymous Anônimo said…

    oi tudo bem gostaria de pedir sua ajuda não consigo falar problema tenho muita dificuldade como posso treinar isso. meu imail marcia.29almeida@hotmail.com

     
  • At 12/6/13 11:59, Anonymous Magalhães said…

    Gostei emensamente do blog e da lista de variáveis.Porque com essas expressões correntes vai me tornar um bom aluno em português.obrigado

     
  • At 30/6/13 11:28, Blogger Unknown said…

    Nice Bl0g TaiS de Parabens.

     
  • At 21/7/13 23:49, Anonymous Anônimo said…

    adorei eu aprendi muita coisa boa.
    cuspir nao guspir

     
  • At 21/7/13 23:54, Anonymous Denisecavalcante said…

    Denise cavalcante1984@gmail.com eu adorei porque eu preciso muito aprender

     
  • At 10/8/13 09:37, Blogger Unknown said…

    Gostei muito.

     
  • At 10/8/13 09:39, Blogger Unknown said…

    Gostaria muito de receber novas dicas.

     
  • At 16/8/13 14:05, Blogger amanda jenifer said…

    Me ajudou muito por exemplo: basculhante. Eu pensei que era vasculhante.
    Ass: amanda jenifer.

     
  • At 16/8/13 14:06, Blogger amanda jenifer said…

    Me ajudou muito por exemplo: basculhante. Eu pensei que era vasculhante.
    Ass: amanda jenifer.

     
  • At 23/8/13 01:35, Anonymous Anônimo said…

    Adorei ate dei risadas obrigada

     
  • At 23/8/13 01:37, Anonymous Anônimo said…

    Gostaria de novas dicas

     
  • At 2/10/13 12:05, Blogger Unknown said…

    Parabéns!
    myissac@hotmail.com gostaria de aprender mais,trabalho com o publico e tem palavras que saem erradas kkk.

    Muito Obrigada

     
  • At 2/10/13 12:08, Blogger Unknown said…

    Parabéns!!!
    Gostaria de algumas dicas,ai vai o meu e-mail myissac@hotmail.com

    Obrigada

     
  • At 11/10/13 02:57, Anonymous Anônimo said…

    Olá, gostei desta página. Minha única dúvida lá em cima era: "FAZ" ou "FAZEM" dois anos...; Mas, vem cá. Isto está correto? "Sou uma profissional responsável e dedicada pela profissão que escolheu". No meu caso eu escreveria: "Sou um profissional responsável e dedicado na profissão que escolhi". Zoeira, hein... Blogs como o seu são demais!

     
  • At 14/10/13 21:58, Anonymous Anônimo said…

    quero comer uma buceta, tó na seca a muito tempo, desde que eu nasci?<3

     
  • At 6/11/13 16:04, Blogger geraldil2010@gmail.com said…

    A primeira frase sobre calota e não carlota, a que tinha Joaquina levo a muito tempo está errada. Seria há muito tempo e não a muito tempo. Com há e não a.

     
  • At 6/11/13 16:04, Blogger geraldil2010@gmail.com said…

    A primeira frase sobre calota e não carlota, a que tinha Joaquina levo a muito tempo está errada. Seria há muito tempo e não a muito tempo. Com há e não a.

     
  • At 22/11/13 17:44, Anonymous Anônimo said…

    Aguem ai sabe se é errado falar dia 1?

     
  • At 13/12/13 20:05, Anonymous Anônimo said…

    Olá Paula,

    Por gentileza preciso da sua ajuda , tenho 45 anos e após sofrer depressão durante 8 anos , confesso que esqueci a maneira correta de falar e principalmente escrever corretamente o português , mas agora que consegui me curar dessa doença resolvi voltar ao mercado de trabalho e vejo alguma possibilidade de ser promovida para um cargo melhor, mas preciso de auxílio , pois terei que fazer uma redação e também falar em público em reuniões ... O que você me indica e em que pode me ajudar!!!
    meu email: mmfreitassampaio@hotmail.com

     
  • At 3/1/14 14:56, Blogger Daiane said…

    O segredo para se falar e escrever bem está na leitura, por isso se vc quer falar e escrever bem, leia bastante...

     
  • At 3/1/14 14:59, Blogger Daiane said…

    O segredo para se falar e escrever bem está na leitura, por isso se vc quer falar e escrever bem, leia bastante...

     
  • At 15/1/14 23:47, Blogger Pensamentos Produtivos said…

    Nossa muito bom conheço varias pessoas que tem a dicção mal falada e inúmeras palavras erradas hahaha e quando eu vou corrigi-las elas acham ruim então fazer o que né hahahaha

    Bom seu Blog!!! :D

     
  • At 27/2/14 11:37, Anonymous Anônimo said…

    Qual seria o correto "Consulta ao site " ou "consulta no site"

     
  • At 22/3/14 22:47, Blogger Educador Rodrigo said…

    olá! Paula gostaria muito de falar e escrever correto ,por favor eu preciso muito de ajuda.leilajplopes@hotmail.com

     
  • At 11/4/14 23:24, Anonymous Anônimo said…

    Oi Paula eu gostei eu não sei como

    falar e escrever correto ,por favor eu preciso muito de ajuda
    meu email palhetasilveira@bol.com.br
    11/04/14 Hora 23:22

     
  • At 20/5/14 09:35, Anonymous Anônimo said…

    No final de uma apresentação, falar que o outro colega vai estar terminando está errado?

     
  • At 3/6/14 13:28, Anonymous Neusa said…

    Olá Paula!
    Por favor me esclarece, é correto dizer: gastando um consumo de água muito grande.

    Estou achando estranho, acho que gastar e sinônimo de consumir
    O que Vc acha.
    Obrigada
    Neusa

     
  • At 22/7/14 15:43, Anonymous Anônimo said…

    Eu gostaria de saber o seguinte:eu estava conversando com meu namorado por msg quando eu disse pra ele a seguinte frase:foram elas então ele disse que o correto seria foi elas então eu quero saber qual a forma correta de falar.

     
  • At 22/7/14 15:46, Anonymous Anônimo said…

    O certo em uma frase é falar foram elad ou foi elas ?

     
  • At 27/8/14 22:59, Blogger Unknown said…

    Prezada,Paula, gostaria de saber qual a expressão correta. Oi vocês ou olá para vocês.

     
  • At 20/9/14 23:57, Anonymous Anônimo said…

    como devo fazer parte deste grupo.

     
  • At 21/9/14 00:00, Anonymous Anônimo said…

    paula gostaria de esta corvesado com vc

     
  • At 21/10/14 12:05, Blogger Camilinha's said…

    Adorei as dicas, tem algum livro para me indicar? eu quero aprender a falar melhor e usar outras palavras no meu vocabulário.

     
  • At 6/11/14 11:47, Anonymous Anônimo said…

    ÓLÁ DONA PAULA, EU TENHO UMA LOJA DE CARROS:REVENDA, E EU PRONUNCIO MUITO ERRADO AS PALAVRAS E NÃO CONSIGO FALAR DIREITO O "R" PODERIA EU MELHORAR??
    E TAMBÉM ESCREVO AS VEZES ERRADO, TENHO VERGONHA PORQUE EU ATENDO NA MINHA LOJA, E NÃO ME SINTO A VONTADE, PODERIA ME AJUDAR DE ALGUMA FORMA?? FICO AGUARDANDO CARMEN COSTA

     
  • At 6/11/14 11:48, Anonymous Anônimo said…

    ÓLÁ DONA PAULA, EU TENHO UMA LOJA DE CARROS:REVENDA, E EU PRONUNCIO MUITO ERRADO AS PALAVRAS E NÃO CONSIGO FALAR DIREITO O "R" PODERIA EU MELHORAR??
    E TAMBÉM ESCREVO AS VEZES ERRADO, TENHO VERGONHA PORQUE EU ATENDO NA MINHA LOJA, E NÃO ME SINTO A VONTADE, PODERIA ME AJUDAR DE ALGUMA FORMA?? FICO AGUARDANDO CARMEN COSTA

     
  • At 31/1/15 11:47, Blogger Unknown said…

    ola Paula tudo bem ? eu preciso melhorar o meu português na escrita vc pode me ajuda obrigada

     
  • At 2/2/15 19:14, Blogger Patricia said…

    Ola se puder mandar algumas dicas por email ppereira20@hotmail.com valeu

     
  • At 23/2/15 14:54, Anonymous Luis Gustavo said…

    Boa tarde.

    Qual é a maneira correta de dizer:

    Veículo de placa....ou
    Veículo de placas....

    Obriagdo

     
  • At 1/4/15 17:00, Blogger ketmary said…

    pra eu não conseguir falar com vc ... está correta esta frase?

     
  • At 29/5/15 00:03, Anonymous Anônimo said…

    muito bom tem como mandar mas conteúdos para meu e-mail

     
  • At 31/7/15 11:50, Anonymous Anônimo said…

    sempre termos que apreder algo novo

     
  • At 12/8/15 20:53, Blogger silvio corinthiano said…

    Passasse por aqui !

     
  • At 12/8/15 20:56, Blogger silvio corinthiano said…

    Passasse por aqui !

     
  • At 12/8/15 20:57, Blogger silvio corinthiano said…

    Nos, a gente so penitenciária

     
  • At 12/8/15 21:00, Blogger silvio corinthiano said…

    Para me ajudar, não mim mim e índio rsrs

     
  • At 12/8/15 21:02, Blogger silvio corinthiano said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 12/8/15 21:04, Blogger silvio corinthiano said…

    Amigo e preciso, é nao presiso

     
  • At 12/8/15 21:06, Blogger silvio corinthiano said…

    E imbigo so de pobre kkkkkkkkk

     
  • At 12/8/15 21:13, Blogger silvio corinthiano said…

    Correto e nós !

     
  • At 12/8/15 21:15, Blogger silvio corinthiano said…

    Gente quando se esta num baile nossa ?quanta gente .

     
  • At 12/8/15 21:19, Blogger silvio corinthiano said…

    Placa e um veículo !

     
  • At 12/8/15 21:22, Blogger silvio corinthiano said…

    Ou se for mais de um sao veículos de placa x e y

     
  • At 16/8/15 19:50, Blogger francisca pinheiro said…

    Oi paula falo mto mal, e escrevo muto mal pode queria sua ajuda

     
  • At 24/8/15 09:45, Blogger silva said…

    Ola paulo gostava muito que me ajuda se eu sou auxiliar de armazem e nao sei escrever bem o portugues
    Tenho muitos complecsos sempre que a uma formaçao èo entro em panico por favor me ajude ja nao sei o que fazer no meu trabalho ninguem sabe ,
    Nao consigo dormir levo as noites a solhar com isto por favor me de uma ajuda ja nao sei o que fazer o meu meil è dluispereira@hotmail.com .obrigado

     
  • At 24/8/15 12:05, Blogger silva said…

    Me desculpe me enganei paula.no seu nome

     
  • At 28/11/15 10:15, Anonymous liedna said…

    oi gostaria de sua ajuda pronuncio as palavras erradas,e com isso acabo escrevendo errado
    me ajuda

     
  • At 28/11/15 10:43, Anonymous liedna said…

    como fico sabendo da resposta

     
  • At 29/1/16 09:59, Anonymous Anônimo said…

    Uma pessoa que se propõe a ensinar o certo, escreve que Carlota, a Joaquina, foi "embora A muito tempo", não tem como levar a sério. "Foi embora HÁ muito tempo".

     
  • At 19/2/16 09:37, Anonymous Anônimo said…

    Devia se informar melhor sobre "bassoura"

     
  • At 12/4/16 08:49, Blogger Jack Power bhz said…

    Bacana o blog, o tema é muito útil. Postem mais expressões que no popular e dito de forma errada.

     
  • At 29/6/16 10:37, Anonymous Anônimo said…

    Gostei muito da dica... como posso melhorar minha pronuncia...tento corrigir mais não vai... vez o outra to falando errado de novo... sempre troco o R por L... como posso melhorar isso...

     
  • At 13/8/16 10:00, Blogger Unknown said…

    Bom dia! O correto é? Fala comigo ou fale comigo? Ou posso empregar os dois exemplos?

     
  • At 13/8/16 13:08, Blogger Unknown said…

    Olá, boa tarde! Muito bom o blog!
    Gostaria que me ajudasse com uma frase, é possível?
    A frase é: "Obrigado por nos deixar fazer parte!", (ou) "Obrigado por nos deixarem fazer parte!".
    Qual é o certo?

    Obrigado desde já!

     
  • At 8/10/16 18:53, Blogger Unknown said…

    sou pedagoga recem formada, quero melhorar minha fala, você pode mim ajudar por favor.

     
  • At 12/10/16 22:42, Blogger Unknown said…

    Meu e-mail: Danilo.lo1992@gmail.com
    Tenho medo de escrever e falar errado.

     
  • At 12/10/16 22:43, Blogger Unknown said…

    Meu e-mail: Danilo.lo1992@gmail.com
    Tenho medo de escrever e falar errado.

     
  • At 24/10/16 13:57, Blogger flavia said…

    Olá meu nome e Flavia, e me deparo com os mesmos problemas acima citados, então venho através deste solicita ajuda. segue meu e-mail fmariamaria740@gmail.com
    Desde já agradeço pela ajuda

     
  • At 18/11/16 11:03, Blogger Unknown said…

    prezada Paula, estou muito agradecido pela dica. gosteu do artigo.
    amimojoaquim14@gmail.com

     
  • At 18/11/16 11:06, Blogger Unknown said…

    estou muito agradecido pela dica. gostei do artigo.

     
  • At 15/12/16 08:33, Anonymous Diana said…

    Bom dia!! Achei muito legal seu blog. Poderia me dizer a forma correta de escrever essa frase " Q Deus abençoe vocês"" estaria certo dizer " Q Deus vos abençoe". Obrigada!

     
  • At 29/12/16 11:29, Anonymous Sil Dancona said…

    Bom dia. Estou com uma dúvida e gostaria de saber se é correto dizer:
    NO QUE POSSO AJUDAR ? Ou o correto é EM QUE POSSO AJUDAR?
    E aí vem outra dúvida: POSSO AJUDAR ? OU POSSO AJUDÁ-LO ?
    Obrigada

     
  • At 8/3/17 10:28, Anonymous Anônimo said…

    Bom dia, uma dúvida a frase EU PRA TI E TU PRA MIM certo ou errado?

     
  • At 22/11/17 17:12, Anonymous Rita said…

    Vi na internete e já vi o professor Pasquale dizer que pode ser vassoura ou bassoura...

     
  • At 20/1/18 09:26, Blogger PROFESSORA ALBA said…

    Agente penitenciário ou qualquer AGENTE público.... A GENTE toma o lugar do pronome nós , só que se flexiona no singular: nós vamos... e a gente vai... OBS.: Cuidado ao ensinar, isso é uma grande responsabilidade. Profa. Alba. Abraços.

     
  • At 1/6/18 23:08, Anonymous Anônimo said…

    O correto é fale comigo

     
  • At 8/7/18 14:53, Blogger Unknown said…

    tenho muitas dificuldade de falar a língua português, e preciso de ajuda o meu email:casimiropedro89@gmail.com

     

Postar um comentário

<< Home