Atividades.Português

sexta-feira, agosto 25, 2006

Ortografia

Ortografia
1. Atenção para as palavras:
por cima devagar depressa de repente por isso
Agora, empregue-as nas frases:

a)....................... uma bola atingiu o cenário e o derrubou.
b) Bem...........................o povo começou a se retirar.
c) O rei descobriu a verdade,............................ficou irritado.
d) Faça sua tarefa........................, para podermos ir ao dentista.
e) ......................... de sua vestimenta real, o rei usava um manto.

2. Veja:
Esta a par ou Está ao par ?
Na linguagem culta, a idéia de “estar ciente de alguma coisa” é trazida por “estar a par” e não por “estar ao par”.
Em vez de dizer Deve-se dizer
Estamos ao par dos fatos Estamos a par dos fatos
O rei ficou ao par dos acontecimentos O rei ficou a par dos acontecimentos.

3. Observe: pegar ele - pegá-lo
Faça o mesmo:
fazer ele:
ver ele:
partir ele:
conhecer ele:
dividir ele:
lançar ele:
cobrir ele:
sujar ele:
proteger ele:
criar ele:
resolver ele:
abrir ele:

4. Acentuação dos verbos:
Singular Plural
Ele tem Eles têm
Ele lê Eles lêem
Ele contém Eles contêm
Ele vem Eles vêm
Que ele dê Que eles dêem
Ele obtém Eles obtêm
Ele crê Eles crêem
Ele vê Eles vêem

Passe para o plural:
a) Ele não crê naquilo que não vê.
R.
b) Ele não tem licença para entrar no clube.
R.
c) O fiscal vem amanhã.
R.
d) Ela não crê na bondade do distinto.
R.
e) Quero que você dê licença para ele.
R

5. Aprender e apreender
Aprender = tomar conhecimento de.
Ex. O menino aprendeu a lição.
Apreender = prender.
Ex. O fiscal apreendeu a carteirinha do menino.
Forme frases
a) aprender:

b) apreender:

6. MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o ......................... .

7. Use -no, -na, -nos, -nas
Veja:
Roubaram a carteirinha .
Roubaram-na.
Faça o mesmo:
a) Levaram minha pasta .
R.
b) Devolveram os documentos.
R.
c) Pediram a opinião .
R.
d) Olhem os meninos .
R.
e) Abriram o clube .
R.
f) Seguraram as bolsas .
R.

8. -ISAR ou -IZAR?
Veja:
aviso - avisar
moderno - modernizar
análise - analisar
civil - civilizar
• Usamos ISAR nos verbos cuja palavra primitiva possui S.
Ex. aviso - avisar

Cuidado: síntese - sintetizar/ catequese - catequizar/ batismo - batizar
• Usamos IZAR no outros casos.
Forme novas palavras usando ISAR ou IZAR:
análise:
pesquisa:
anarquia:
canal:
civilização:
colônia:
humano:
suave:
revisão:
real:
nacional:
final:
oficial:
monopólio:
sintonia:
central:
paralisia:
aviso:

9. Uso do H
Use o h, quando necessário.
ábil álito
arém aver
esitar oje
orário óspede
humano espanhol
iate úmido
abitar angar
iato élice
orrível ora
erva umildade
ontem ombro
arpa umedecer

10. Haja ou aja
HAJA - do verbo haver - É preciso que não haja descuido.
AJA - do verbo agir - Aja com cuidado, Carlinhos.
Use haja ou aja para completar as orações:
a) ............. com atenção para que não............ muitos erros.
b) Talvez................ greve; é preciso que................... cuidado e atenção.
c) Desejamos que .................... fraternidade nessa escola.
d) .............. com docilidade, meu filho!

11. Comprimento e cumprimento
Complete corretamente:
a) O.................................... de seu vestido está fora de moda.
b) O.................................... do amigo foi muito frio e distante.
c) Talvez o............................................. do terreno não seja ideal para a construção de um asilo.
d) Quero um...................................... cordial e festivo quando o presidente do orfanato chegar.

12. Meio-dia e meia
É certo dizer “meio-dia e meia”.
O termo meia se refere à palavra feminina hora , que está subentendida.
Ao dizermos meio-dia e meia queremos dizer: meio-dia mais meia hora.
Complete corretamente com meio-dia e meia:
a) A excursão sairá da escola ao..................................em ponto.
b) O relógio está marcando exatamente....................................... .

13. Errara e errará
ER - RA - RA - é uma palavra paroxítona;
o verbo errar está no pretérito mais-que-perfeito.
ER- RA - RÁ - é uma palavra oxítona;
o verbo errar está no futuro do presente.
Use o acento, quando necessário:
a) O menino comprara sanduíches. (pretérito)
b) O menino brincara amanhã. (futuro)
c) Mamãe comprara muito pão. (futuro)
d) Ele jogara futebol no campinho. (pretérito)
e) Ela limpara toda a cozinha. (futuro)

14. Muito obrigada, eu mesma, eu própria
• As mulheres devem dizer: muito obrigada, eu mesma, eu própria.
• Os homens devem dizer: muito obrigado, eu mesmo, eu próprio.
Complete corretamente:
a) Muito................................, meu filho, disse vovó. (obrigado - obrigada)
b) Mamãe, muito.......................... pela paciência que você teve com minhas amigas, disse Marina. (obrigado - obrigada)
c) Eu............................ não sei como resolver o problema. (mesmo-mesma)
d) O garoto disse:
- Eu ......................farei os sanduíches. (mesmo ou mesma)
e) Eu............................não sei quando poderei entregar os sanduíches. (próprio, própria)

15. A palavra MENOS não deve ser modificada para o feminino.
Veja:
Naquele instante não tive menos coragem do que antes.
Complete as frases com a palavra MENOS:
a) Conheço todos os Estados brasileiros, ................a Bahia.
b) Todos eram calmos, ....................mamãe.
c) Quero levar ..............sanduíches do que na semana passada.
d) Mamãe fazia doces e salgados..................tortas grandes.

16. A GENTE e AGENTE
a) A gente = nós; o povo, as pessoas.
Veja:
Nós vamos à praia este fim de semana.
A gente vai à praia este final de semana.

b) Agente = indivíduo encarregado, responsável por determinada ação; aquele que age.
Observação : a expressão agente tem ainda outros significados.

Complete as frases com a gente ou agente :
a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.
b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.
c) A dor que.........................sente, quando perde alguém muito querido, vai passando com o tempo.
d) ......................... paranaense é dada, amiga e hospitaleira.
e) Quando................................. gosta, faz com prazer.
f) Meu pai é.......................... de viagens da VARIG.
g) Quero estudar para ser..........................policial, para defender o povo.

17. MEIO / MEIA
Meio e meia - como numeral, concordam com o substantivo.

Exemplo.:
meio limão, meia laranja.
Meio - como advérbio, fica invariável.

Exemplos:
A porta está meio aberta.
Aquela flor é meio vermelha.
Complete corretamente com meio ou meia:
a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa.
b) A flor parece.....................amarela.
c) Descobriu um tesouro ................. enterrado.
d) A mim, basta.....................porção de arroz.
e) Mamãe, quero......................maçã.
f) Já li cinqüenta páginas, exatamente ........... livro.
g) Só paguei .....................entrada.
h) Estou ..................... assustada.
i) Quero................dúzia de ovos.
j) Sua camisa está .........................rasgada.
l) Seus sapatos estão..........................sujos.
m) A professora parece......................desconfiada.

18. Use por que , por quê , porque e porquê :
a) ............................ninguém ri agora?
b) Eis....................... ninguém ri.
c) Eis os princípios ...........................luto.
d) Ela não aprendeu, .........................?
e) Aproximei-me .....................todos queriam me ouvir.
f) Você está assustado, ........................?
g) Eis o motivo............................errei.
h) Creio que vou melhorar.........................estudei muito.
i) O.......................... é difícil de ser estudado.
j) ....................... os índios estão revoltados?
l) O caminho ...............................viemos era tortuoso.

19. Uso do S e Z
Complete as palavras com S ou Z. A seguir, copie as palavras na forma correta:
pou....ando: .............................
pre....ença: ..................................
arte.....anato: ...........................
escravi.....ar: ................................
nature.....a: ..............................
va.....o: .......................................
pre.....idente: ............................
fa.....er: .....................................
Bra.....il: .................................
civili....ação: ................................
pre....ente: ..............................
atra....ados: ................................
produ......irem: ........................
a....a: .........................................
hori...onte: ...............................
torrão....inho: ............................
fra....e: ....................................
intru ....o: .................................
de....ejamos: ............................
po....itiva: .................................
podero....o: ..............................
de...envolvido: .........................
surpre ....a: .............................
va.....io: ...................................
ca....o: .....................................
coloni...ação: ..........................

20. Escreva as palavras no singular, observando o acento:
Escreva as palavras no singular, observando o acento:
portugueses:..............................
meses:......................................
fregueses:..................................
ingleses:....................................
corteses:.....................................
franceses:.................................
camponeses:..............................
reses:........................................
marqueses:.................................
holandeses:..............................

21. Complete com X ou S e copie as palavras com atenção:
e....trangeiro: ...........................
e....tensão: .................................
e....tranho: ................................
e....tender: .................................
e....tenso: .................................
e....pontâneo: ...........................
mi...to: .....................................
te....te: ........................................
e....gotar: .................................
e....terior: .................................
e....ceção: ................................
e...plêndido: ............................
te....to: ....................................
e....pulsar: ...............................
e....clusivo: ...............................

22. Use pôr, por, pára, para , pôde ou pode:
a) Você viajou............ o sul?
b) .........com essa opressão.
c) Vamos.......... as coisas no seu devido lugar!
d) Passamos...........muitas dificuldades nessa época.
e) Não sei como isso.............. acontecer hoje.
f) Ninguém...................trabalhar com aquela confusão de ontem.

23. VIR / VIER
Vir - futuro do subjuntivo do verbo ver
Vier - futuro do subjuntivo do verbo vir
Complete as frases usando vir ou vier :
a) Quando ela......., todos deverão levantar-se.
b) Se você ........ algum erro, deverá denunciá-lo.
c) Se você............ a professora, chame-a.
d) Se ela....... isso, certamente chamará sua atenção.
e) Quem ......... à festa do dia 1ª de maio, não se esqueça de trazer um par.
f) Se o professor..................você trabalhando desse modo, vai repreendê-lo.
g) Se o aluno........ só, não poderá entrar na escola.

24. TÃO POUCO / TAMPOUCO
A expressão TÃO POUCO acompanha um substantivo ; e a palavra “pouco”, no caso, é variável.
Exemplos:
Eu tive tão pouco tempo para preparar a festa de 1º de maio!
Ele estava com tão pouca disposição para o trabalho!

A expressão TAMPOUCO se refere a um verbo: é, portanto, invariável e significa “ também não ”.
Exemplos:
Se a professora não resolveu o problema, tampouco o inspetor resolverá.

Complete as frases corretamente:
a) Eu tive .............................oportunidades!
b) Tenho.................................. alunos, que cabem todos naquela salinha.
c) Ele não veio; .......................virão seus amigos.
d) Eu tenho .............................tempo para estudar.
e) Nunca tive gosto para dançar; ....................para tocar piano.
f) As pessoas que não amam, ..........................são felizes.
g)As pessoas têm.....................atitudes de amizade.
h) O governo daquele país não resolve seus problemas, ........................... se preocupa em resolvê-los.

25. USO DO TREMA:
Recebe trema o u na seqüência das letras gue-gui e que-qui, quando o u for pronunciado.
Exemplos:
quero ( u não pronunciado)
conseqüência (u pronunciado)

Use o trema, quando necessário:
aguentar
linguista
cinquenta
arguição
riqueza
lingueta
frequente
tranquilo
delinquir
consequência
linguiça
eloquente
quando
alguém
quase

26. À-TOA / À TOA
À-TOA: é adjetivo (invariável), vem com hífen e exige crase. Significa: impensado, inútil, fácil, desprezível, insignificante.
Exemplos:
Eram comentários à-toa!
Mas que sujeito à-toa !
Essa é uma afirmação à-toa .
Tal adjetivo originou-se da locução adverbial “ à toa ”, inicialmente usada na linguagem náutica.
Exemplo: Quando um navio não pode dirigir-se por si mesmo e outro o reboca por mieo de um cabo chamado “toa ”, diz-se que o primeiro está indo à toa, isto é, a reboque.
Daí passou-se ao sentido moral e diz-se que um ser é “à-toa ” quando não tem determinação própria.

À TOA é locução adverbial, com crase.
Singifica: ao acaso, sem fazer nada.
Exemplos:
Estava à toa na vida, o meu amor me chamou.
Ninguém vem ao mundo à toa.

(retirada da internet, desculpem não sei o autor (a))

Encontro Consonantal e Dígrafos

Português

1 – Marque nas frases as palavras com dígrafos:

a) Charles quebrou nosso acordo contando o segredo.
b) As pessoas ficaram sabendo da chuvarada que aconteceu.
c) Quando eu crescer, serei médico.
d) Na escola, brinquei de pique e de boliche.
e) A carroça velha, serve para transportar algumas cargas.

2- Separe em sílabas as palavras abaixo e classifique – as quanto ao número de sílabas:

comunidades_______________________________________________________________
mercado___________________________________________________________________
Brasil_____________________________________________________________________
fogaréu____________________________________________________________________
couro_____________________________________________________________________
fé________________________________________________________________________

3- Separe em sílabas e classifique quanto a acentuação tônica:

conjunto___________________________________________________________________
própria____________________________________________________________________
pingüim___________________________________________________________________
promoção_________________________________________________________________

4- Sublinhe os encontros consonantais e circule os hiatos:

vassoura - concurso - floresta - produto - carroceria - bilhetes - chão - parque - chuveiro - queijadinha - crescer - passarinho - tomate - anjo

5 – Classifique os encontros vocálicos:

reunião_______________________
feira_________________________
prefeitura____________________
piada_________________________
papagaio______________________
pequei________________________

6- Faça com muito capricho o alfabeto maiúsculo:

7- Com o mesmo capricho, faça o alfabeto minúsculo :

8- Complete com as palavras : “é” ou “são” :
Os meninos ______mais rápidos na corrida que as meninas.
João Mario _____ é mais velho do que Merienne.
A unidade ______ um.
A centena _______ cem unidades.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Problematizando erros de ortografia

Lobo mau, cara-de-pau
a mamãe coelia tem does filiote: o coelio sinésio e a coelinha tati. eles vivem num bosque limdo e frorido. são muinto felizes, mas o qe peturba o sosego da famílha é um lobo muinto mau e qe vive qereno pegá-los

Lembrete aos pais- Os 10 mandamentos do dever de casa

Os 10 mandamentos do dever de casa.


1. Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.

2. Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as tarefas.

3. Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.

4. Oriente, a correção fica a cargo do professor. Importante: não vale apagar o erro de seu filho. Quem deve fazer isso é o professor. Aponte os erros (torne o erro construtivo).

5. Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso. Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.

6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos.

7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.

8. Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à escola. Lavar a louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as obrigações domésticas.

9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente, a tarefa de casa e seus objetivos.

10. Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.



"Depende de nós
Se este mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá..."

terça-feira, agosto 22, 2006

Complete as lacunas da Fábula: A onça doente

Fábulas sempre fabulosas

Leia atentamente uma das fábulas de Monteiro Lobato recontou. Enquanto lê, procure no quadro as palavras que completam as lacunas. Escreva essas palavras nos lugares certos para dar sentido à história.

corra também visitar entra olhar único
capivara rastro árvore pudesse salvou fome

A onça doente

A onça caiu da __________ e por muitos dias esteve de cama seriamente enferma. E como não ___________ caçar, padecia __________ das negras.
Em tais apuros imaginou um plano.
— Comadre irara — disse ela —, _________ o mundo e diga à bicharada que estou à morte e exijo que venham visitar-me.
A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a __________ a onça.
Vem o veado, vem a __________, vem a cotia, vem o porco-do- mato.
Veio __________ o jabuti.
Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de _________ para o chão. Viu na poeira só rastros entrantes, não viu nenhum _________ sainte e desconfiou:
— Hum!... Parece que nesta casa quem __________ não sai.
O melhor em vez de visitar a nossa querida onça doente, é ir rezar por ela...
E foi o ________ que se _________ .

Separação e Classificação de Sílabas

Exercícios de fixação


* Lembrando (1): As palavras, quanto ao número de sílabas, podem ser:
1 sílaba ------------------ pés ----------------------- monossílabas
2 sílabas --------------- ca - sa----------------------- dissílabas
3 sílabas ------------- ár – vo – re ------------------- trissílabas
4 ou mais sílabas—an – ti – ga – men – te ------- polissílabas


· Lembrando (2): Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras podem ser:

café - última sílaba tônica ------------------------- oxítona
família – penúltima sílaba tônica ----------------- paroxítona
lâmpada – antepenúltima sílaba tônica ---------- proparoxítona


1) Complete, classificando as palavras quanto ao número de sílabas.
a) Picareta é _______________________________ porque tem ____ sílabas.
b) Céu é ___________________________________ porque tem _____ sílaba.
c) Avó é ___________________________________ porque tem _____ sílabas.
d) Moleque é _______________________________ porque tem _____ sílabas.


2) Separe as sílabas das palavras e classifique-as de acordo como número de sílabas e de acordo com a posição da sílaba tônica.

Palavras / Sílabas /Classificação quanto ao nº sílabas /Classificação quanto à posição da sílaba

tônica /_____________________________________________________________

abdicar/_____________________________________________________________

Piauí/_______________________________________________________________
advogado /___________________________________________________________

escorpião/ ___________________________________________________________

substantivo /_________________________________________________________

depois /_____________________________________________________________

signo /______________________________________________________________

história /____________________________________________________________

pai /_______________________________________________________________

céu /_______________________________________________________________

quermesse /__________________________________________________________


3) Pesquise em livros, jornais e revistas e escreva:

a) três palavras monossílabas:

___________________________________________________________

b) três palavras dissílabas:

______________________________________________________________

c) três palavras trissílabas:

_____________________________________________________________

d) três palavras polissílabas:

____________________________________________________________


4) Escolha uma palavra de cada grupo do exercício anterior e forme frases.
a)___________________________________________________________________________________
b) __________________________________________________________________________________
c) __________________________________________________________________________________
d) __________________________________________________________________________________

Substantivos próprios- comuns

1) Leia com muita atenção o quadro e transcreva o que se pede.

livro, rapaz, Brasília, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, rapidez, coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel

a) substantivos que dão nomes a lugares:

______________________________________________________

b) substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas:

_____________________________________________________________________________________________________________________________
c) substantivos que nomeiam seres humanos:

___________________________________________________

d) substantivos que designam seres imaginários:

________________________________________________

e) substantivos que nomeiam sentimentos:

_____________________________________________________

f) substantivos que dão nomes a qualidades ou características:

____________________________________________________________________________________________________________________________
g) substantivos que nomeiam sensações físicas:

_________________________________________________

h) substantivos que designam ações:

__________________________________________________________

2) Transcreva do quadro do exercício anterior:

a) dois substantivos próprios: _______________________________________________________________

b) dois substantivos comuns: ________________________________________________________________


3) No que diz respeito à primeira letra, qual a diferença de grafia (escrita) entre os substantivos próprios e os comuns?

____________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

4) Acrescente aos substantivos destacados as características indicadas nos parênteses. Se necessário, modifique a forma da(s) palavra(s) que você vai acrescentar. Veja o exemplo:

Ana colheu flores. (vermelho) Ana colheu flores vermelhas.

a) Maria entrou num jardim. (florido) ________________________________________________________

b) As crianças colheram laranjas. (saboroso / maduro) __________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Na praça havia muitas crianças. (esperto / alegre) ____________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.

a)O velho usava um chapéu grande.

b)As crianças caminhavam felizes pelas ruas.

c) D. Teresa tinha umas idéias malucas.

d) O bom aluno consegue bons resultados.

e) A garota ficou nervosa com o irmão.

f) Encontrei um pobre cãozinho abandonado.

g) As crianças pequenas estavam alegres.

h) Aquele garoto tem cabelos ruivos e longos.

6) Faça o que se pede.

a) Copie a frase em que a palavra doces é adjetivo.

a) As mangas doces eram colhidas pelas crianças.
b) Naquela fazenda as crianças comeram muitos doces.

_________________________________________________________________

b) Copie a frase em que a palavra velho é adjetivo.

a) Um velho apareceu na rua.
b) Um homem velho apareceu na rua.

_______________________________________________________________________________________

c) Copie a frase em que a palavra estranho é adjetivo.

a) As crianças chegaram a lugar estranho.
b) Um estranho pediu-nos algumas informações.

_______________________________________________________________________________________

Saresp 2005 – Prova de Leitura e Escrita

SARESP 2005 – Prova de Leitura e Escrita – 1ª e 2ª Séries EF - TARDE

1. Ditado de uma lista de palavras

Marina e sua mãe resolveram fazer uma sopa de legumes. Juntas escreveram esta lista para comprar os ingredientes que faltavam para a sopa:

_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

2. Escrita de uma estrofe de um poema conhecido de autoria de Vinicius de Moraes

______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________

3. O trecho abaixo é uma conversa entre dois personagens de um conto conhecido.
Leia o trecho, copie nas linhas abaixo, utilizando letra manuscrita (letra de mão), sinais de pontuação e as maiúsculas que considerar necessário.


QUENARIZTÃOGRANDEVOCÊTEMVOVÓÉPARATECHEIRARMELHORMINHANETINHAQUEBOCATÃOGRANDEVOCÊTEMVOVÓÉPARATECOMERNHOC
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
4. Leitura de uma cantiga conhecida

FUI NO TORORÓ
BEBER ÁGUA NÃO ACHEI
ACHEI LINDA MORENA
QUE NO TORORÓ DEIXEI
APROVEITA MINHA GENTE
QUE UMA NOITE NÃO É NADA
SE NÃO DORMIR AGORA
DORMIRÁ DE MADRUGADA

5. Escrita

Agora continuem a escrever o conto como se fossem os Irmãos Grimm (autores do conto) a partir deste momento:

Na manhã seguinte, enquanto ainda estavam dormindo, a bruxa agarrou João e o prendeu em um porão escuro; depois, com uma sacudida, acordou Maria.
— De pé, preguiçosa! Vá tirar água do poço, acenda o fogo e apronte uma boa refeição para seu irmão.
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6. Leitura com autonomia
CORAIS

Os corais são um belo espetáculo. No fundo da água morna e clara dos mares, esses estranhos animais constróem formações coloridas. Eles existem em todas as formas, tamanhos e cores. Alguns vivem nos fundos rochosos a 30 metros ou mais de profundidade dos oceanos; outros, nas paredes das grutas ou em fendas muito profundas. Há os que são solitários. e os que formam enormes colônias.
(Adaptação: www.zoologico.sp.gov.br)

6.1) Os corais são uma espécie de planta diferente que vive nos oceanos.
( ) FALSO ( ) VERDADEIRO

6.2) Explique por que considerou falso ou por que considerou verdadeiro:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
7. Leitura e produção de texto com autonomia

A professora Selma está organizando com os seus alunos uma enciclopédia de animais. Juntos já leram muitos textos informativos sobre diversos animais e foram ao zoológico fazer uma pesquisa.
Hoje ela solicitou que os alunos produzissem um texto informativo a partir da ficha técnica que organizaram na visita ao zoológico.


Ficha Técnica
Animal: Preguiça
Características:
Mamífero
Peso máximo: 8 KG
Pés com 3 dedos
Período de gestação: 120 a 180 dias
Um filhote por ano
Fica horas sem se mexer
As reações, a digestão e a respiração são lentas
Localização: Florestas Tropicais
Alimentação: Folhas, frutos e brotos de algumas árvores
Hábitos: Noturnos
Vive em pequenos bandos nas florestas
Dorme de dia pendurado nas árvores


Pedro recebeu a Ficha Técnica acima e escreveu o seguinte texto:

O Bicho Preguiça
O bicho preguiça vive nas florestas tropicais. É um mamífero de hábitos noturnos que passa o dia dormindo pendurado nas árvores. Fica horas sem se mexer e por isso suas reações, sua digestão e até sua respiração são lentas. Se alimenta de folhas, frutos e brotos de algumas árvores e pesa no máximo 8 kg. A fêmea tem um filhote por ano e seu período de gestação é de 120 a 180 dias.
Pedro Lourenço

Agora leia a Ficha Técnica sobre o Lobo-Guará e escreva um texto informativo sobre o animal, como fez o Pedro.


Ficha Técnica
Animal: Lobo-Guará
Características:
Carnívoro
Veloz
Parece mais uma raposa do que um lobo
Peso: 30 KG
Período de gestação: 66 dias
2 a 5 filhotes
Alimentação: Pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e insetos
Localização: Nos campos do Centro-Oeste do Brasil
Hábitos: Noturnos
Comportamento solitário


O Lobo-Guará

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Texto Informativo - Produção de texto

PRODUÇÃO DE TEXTO
Produzir é realizar, criar, fabricar.
O texto pode ser um desenho, uma palavra , uma frase ou um conjunto de todas estas normas de registro e expressão que, dentro de um contexto, transmitem um significado ou uma idéia.
Produzir textos é inerente à criança. Antes mesmo de conhecer letras, ela conta um fato , descreve um passeio, dita regras de uma brincadeira, entre outras coisas. Em sua rotina, ela produz texto oral.
Na escola, a criança precisa obedecer a regras de espaço, seqüência e lógica , aliadas às regras ortográficas e gramaticais não definidas por ela. Algumas vezes, o aluno não escreve porque não sabe o que, ou sobre o que quer escrever, ou porque não está motivado, independentemente de saber escrever ou não. Outras vezes, ele escreve apenas para satisfazer uma exigência do professor. Assim , a criança se nega a produzir, ou não se esforça muito para isso. Começa aí o bloqueio: escreve pouco, ou não escreve.
A criança passa por fases de produção, todas igualmente importantes para ela. O professor deve requerer as produções dos alunos de maneira gradativa, no que se refere à dificuldade de execução.
Para a criança chegar a elaborar um texto individualmente, com forma e conteúdos próprios, precisa, antes, trabalhar textos coletivamente, ou em pequenos grupos, sob a orientação do professor, com base em modelos de escrita corretos e variados quanto à forma ( poesia, contos, música, trava-língua etc).
A produção de texto não deve ser trabalhada isoladamente, mas de forma interdisciplinar.
As produções deverão ser arquivadas em um caderno específico, de maneira que o progresso do aluno possa ser percebido e avaliado com maior segurança pelo professor e pelo próprio aluno.

Sugestões:
- Escrever seu nome e desenhar o seu retrato.
- Desenhar o pai ou a mãe e escrever “meu pai” ou “minha mãe” de acordo com o desenho.
- Desenhar sua família e escrever os nomes.
- Desenhar sua casa, sua família e escrever os nomes
- Desenhar seus amigos e escrever seus nomes.
- Desenhar seus brinquedos e escrever os nomes.
- Escrever a respeito do brinquedo ou da brincadeira de que mais gosta.
- Escrever sobre seu animal preferido e depois fazer o desenho.
- Fazer o desenho de um animal de que tem medo e escrever sobre ele.
- Desenhar sua classe e seus colegas e escrever sobre eles.
- Fazer um desenho com base numa história contada e copiar o título.
- Depois de ouvir uma história, fazer o desenho e escrever o que quiser sobre ela.
- Escrever o que quiser sobre uma data comemorativa.
- Observando um desenho, escrever uma história sobre ele.
- Montar personagens com material de sucata e , em grupo, produzir uma história oral. Desenhar os personagens utilizando sucata e transcrever a história.
- Fazer uma história tomando por base um Banco de Palavras. A classe decide sobre o que vai escrever, e sugere as palavras que entrarão na história. O professor escreve-as num papel manilha ou na lousa para que as crianças possam recorrer a elas durante a produção.
- Recortar letras de jornais e revistas; montar seu nome e escrever uma frase ou um texto.
- Recortar letras e formar uma palavra. Em seguida, fazer um desenho e escrever uma frase ou um texto que se refira à palavra formada.
- Desenhar um meio de transporte e escrever sobre ele.
- Escrever sobre um profissional que esteve na escola ( jardineiro, vidraceiro, entregador de merenda, guarda etc).As crianças fazem perguntas diretamente à pessoa e depois escrevem um texto.
- Escrever sobre um fato da atualidade ( ecológico, social, político, policial etc).O professor pode aproveitar uma notícia de jornal ou uma pergunta de um aluno para propor o tema.
- Ouvir uma história contada pelo professor e escrever sobre ela.
- Depois de assistir a um filme em vídeo, escrever a história.
- Escrever sobre “O que gostaria de ser quando crescer”e desenhar.
- Escrever sobre um recorte de revista. O professor seleciona alguns recortes e cola em folhas; a criança escolhe aquele sobre o qual escreverá.
- Escolher uma figura, recortar e colar em uma folha. Em seguida, escrever sobre ela.
- Escolher uma letra, recortar e colar em uma folha. Em seguida, escrever sobre ela.
- Fazer uma montagem e escrever sobre ela.
- Escrever sobre uma cor. O professor recorta pedaços de papel colorido de revistas e cola em folhas de linguagem. O aluno escolhe a cor sobre a qual quer escrever.
- Escrever sobre uma figura: o professor recorta uma parte de uma figura de objeto, animal, alimento ou brinquedo e cola em uma folha. O aluno deve identificar a figura ( distinção parte/todo) e escrever sobre a parte ou sobre o todo.
- Escrever sobre palavras recortadas e coladas em folhas: a criança escreve o que quiser a respeito da palavra.
- Escrever sobre um assunto de Ciências e Saúde e montar um livro. O professor promove e coordena uma discussão sobre o tema. Em seguida, as crianças fazem um texto coletivo e transcrevem para o livro, onde fazem as ilustrações. Ao terminar, cada criança terá o seu livro.
- Em grupos pequenos de alunos, escrever uma lista de dez palavras e fazer uma produção.
- Escrever sobre figuras seqüenciadas.
- Montar um livro com recortes de jornal ou revista. Por exemplo, a criança resolve fazer um livro sobre frutas: ela recorta e cola uma figura em cada página e escreve uma frase sobre a fruta ou apenas o nome dela.
- Montar um livro: recortar letras, formar palavras e desenhar. Por exemplo, o aluno decide fazer um livro sobre animais: ele recorta as letras t, p, a , o, de qualquer forma, cor ou tamanho. Em seguida, forma a palavra pato, colando as letras na folha, e faz a ilustração, repetindo o processo em todas as páginas do livro.
- Fazer um livro sobre o arco-íris: cada folha terá uma cor pintada ou um recorte colorido de tecido, papel, plástico etc. O aluno escreve o nome da cor e o que ela significa para ele.
- Escrever um bilhete para o professor e assinar. Se possível, o professor responderá a todos os bilhetes.
- Fazer o Jornal da Classe. Cada aluno faz um trabalho que pode ser produção, cruzadinha, adivinhações, receita, desenho para ser pintado, desenho para ligar os pontos etc. Sob a orientação do professor, eles selecionam os trabalhos e montam o jornalzinho. Cada aluno transcreve seu trabalho para folha e assina. O professor pode contribuir com alguma atividade.
- Escrever um livro. O professor dobra as folhas de papel sulfite no meio, formando o livro, e grampeia. Cada aluno escreve sua história e transcreve cada frase em uma página, faz os desenhos, elabora a capa, escreve o título e assina.
Escrever comentários baseados nas fichas de animais do chocolate Surpresa. O professor lê as informações da ficha, os alunos comentam e escrevem seus textos.
- Fazer um desenho com materiais artísticos e escrever sobre ele.
- Escrever um bilhete para um colega. O professor escreve um nome em folhas que serão sorteadas entre as crianças. Cada aluno escreve o bilhete para o colega sorteado. O professor faz a entrega e os alunos têm que identificar quem foi que escreveu o bilhete.
- Contar um sonho que teve e escrever sobre ele.
- Escrever sobre uma experiência vivenciada. Por exemplo, um passeio à feira, ao zoológico etc.
- Escrever sobre uma palavra-surpresa. As crianças escrevem algumas palavras em pequenos papéis e colocam numa caixa: o Tesouro de Nomes. De vez em quando, uma criança sorteia uma palavra que será tema de uma produção.
- Escrever sobre um animal que foi trazido para a classe. Um aluno, ou alguém da escola, traz, escondido um animal e não diz qual é. As crianças conversam com o dono para saber os hábitos, a alimentação, a utilidade e outras características do animal, tentando após a exploração, descobrir qual é. As informações são complementadas pelo professor como conteúdo de Ciências. Em seguida, as crianças fazem um banco de palavras.
O depoimento, a seguir, foi dado pelo aluno Rafael à sua professora e demonstra bem como ocorre, para ele, o processo de produção de texto. Rafael foi incentivado a criar e a produzir textos desde o início da 1ª série.
“ Às vezes, professora, por exemplo, vendo os desenhos, começo a juntar algo dos desenhos com outras imagens que eu já vi. Aí, vem uma história inteirinha na minha cabeça. Parece que estou fazendo um filme...
Estou pensando em fazer um livro em casa”.
( Rafael Nunes- 9 anos- 2ª série- 1991)

domingo, agosto 20, 2006

Interpretação - m ou n - enc. voc. cons. -

NOME:________________________________
ATIVIDADE ESPECIAL DE PORTUGUÊS

1- TEXTO: Dinha, a minhoquinha.

Dinha, a minhoquinha, pegou sua cestinha vermelhinha e saiu pelo caminho.
Queria vender as frutinhas colhidas durante à tardinha.
Andou, sorriu, cansou e voltou com a cestinha cheia de moedinhas.
Só assim pôde comprar o seu tão sonhado vestido de rendinhas.

Responda:
A - Qual é o tipo de texto?
( ) fábula ( ) poema ( ) anúncio

B - Qual o nome da minhoquinha? ___________________________________

C- Qual a cor da cestinha? _________________________________________

D - O que ela saiu para vender? _____________________________________

2- Coloque se é “m” ou “n”

A___bulância U___bigo Bo___bo___

Pri___cesa Bri____car E___burrado

3- Circule os encontros vocálicos das palavras abaixo:

areia - mãe - piano - pião - viajar - avião - premiação

4- Circule os encontros consonantais das palavras abaixo:

braço – prato - Pedro - livro - empregada - prova - cravo - blusa


5- Separe as palavras em sílabas:
Chupeta___________________________
Chuva_____________________________
Cachorro___________________________
Fechadura__________________________

6- Escolha uma palavra acima e escreva uma frase e faça uma ilustração atrás bem bonita:






Boa Sorte!

Joãozinho e Maria na cidade

Joãozinho e Maria na cidade

AUGUSTA FARO FLEURY Joãozinho e Maria, depois de conseguir eliminar a terrível, monstrenga, endiabrada Bruxalda, a bruxa mais cruel do Reino das Bruxas e do Principado da Cornuália, voltaram a morar em sua casinha no meio da floresta. Com seus pais, claro! Aprenderam a ler, faziam contas e problemas com ajuda de pedrinhas, flores, pauzinhos, grãos e ramos – assim, ficaram ótimos em matemática. Seu Mudinho, pai das crianças, queria que elas fossem para a capital, estudar mais. Então, levou os meninos para lá. De cara, Joãozinho e Maria foram morar num edifício grandão. Todo dia, só de pensar em descer no elevador, Maria sentia gelar a barriga, batia queixo, suava as mãos e bambeava as pernas. Tadinha! E Joãozinho? Sempre se perdia no caminho da escola. No colégio, os colegas riam deles. Caçoavam das roupas desengonçadas, dos cabelos feios e da maneira como carregavam o lanche e os livros: dentro de um carrinho de bebê. Como sofriam os garotos da floresta naquela cidade! Joãozinho e Maria ficavam sem graça com as brincadeiras, riam amarelo, não sabendo o que fazer ou dizer. Quando pensavam numa resposta já havia passado da hora. Joãozinho e Maria desmaiavam de saudades da floresta, dos regatos e cachoeiras, do banhos de rio, do silêncio bom para pensar e dormir, da cantoria dos passarinhos cedinho, do carinho dos pais. O tempo passava, tanto Joãozinho quanto Maria desejavam cursar veterinária para cuidar dos bichos das matas. Tinham um bom motivo: em sua casa na floresta, moravam no quintal cachorrinhos, gatos do mato, tucanos, pombas, galos, perus, galinhas, peixes, sapos, lagartixas, borboletas e ainda oncinhas, lobos, tamanduás, macacos, coelhinhos, tartarugas, jabutis, porcos. Nem sei quantos bichos mais zanzavam por aquele quintalão. Joãozinho e Maria refugiavam-se no zoológico ou no jardim botânico todos os domingos. Mas isso não diminuía a saudade. Aliás, pelo contrário. Também estavam irritados com o trânsito doido, com os seqüestros e roubos todos os dias por perto. A falta de educação geral, o barulho, a falta de água (às vezes), e o escuro quando também faltava luz (na floresta não havia luz, só lamparinas, e isso eles apagavam quando queriam). Pois é, Joãozinho ficou bobo de ver como existiam tantas farmácias, hospitais, clínicas: – Credo! Que gente doente, essa da cidade! – espantou-se um dia. Maria ficou impressionada com o povo que se dizia civilizado: – Gente estúpida, briguenta, de cara ruim! – reclamou a menina. Sem pensar mais, os dois irmaõs fizeram suas malinhas e, dessa vez, fugiram para a casa da floresta de vez. A cidade grande era pior que todas bruxas do mundo! Assim, voltaram a ser felizes, cuidando da bicharada e passeando de vez em quando no povoado. – Felicidade é isso! – garantiam para quem quisesse ouvir Joãozinho, Maria, Mudinho e a mãe, Norinha.
Amiguinho caipira
Eliane Varaschini Ô, cumpadi! Ô, cumadi! Vamo fazê um buneco gaiato pra mode enfeitá o arraiá?
Materiais
x Prato de papelão x Retalhos de papel e de tecidos, fitas x Canetinhas x Cola e tesoura


Hora de Fazer
x Desenhe o rosto do caipira no prato de papelão usando as canetinhas coloridas. Ao redor cole os cabelos feitos de papel, tecido ou qualquer outro material que tiver em casa. Vale inventar! x Recorte o chapéu em papelão ou cartolina e enfeite como a imaginação mandar. x Pronto! Agora, cole a carinha num espetinho ou galho e fixe no lugar escolhido.

Atividades "Descobrimento do Brasil"

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A COMEMORAÇÃO DO
“DESCOBRIMENTO” DO BRASIL


1) Motivação: Introdução à atividade por meio de conversa com a classe.
Escrever no quadro-negro, com gizes coloridos, em letras grandes:
“BRASIL: UM SONHO VERDE-AMARELO !!!???”

Os alunos deverão escrever essa frase no caderno, com criatividade, e criar uma ilustração para a mesma.
Cada aluno deverá apresentar e explicar à sala o seu trabalho.

2) Desenvolvimento
. Apresentação do texto “Menino multicolorido”.


MENINO MULTICOLORIDO

Eu sou um menino multicolorido.
É, eu sou de todas as cores por dentro.
Sou misturado. Meu sangue é feito do sangue de muitas raças.
Minha mãe disse que quem tem avós de raças diferentes é mis . . . mis . . . Esqueci! É um nome complicado. Prefiro pensar que sou multicolorido. Tenho sangue de francês, de negro, de espanhol e de índio.
Por fora eu sou branquinho, de cabelo claro. Por dentro, sou europeu, preto, mulato, mestiço.
Acho que é por esse motivo que eu gosto tanto dos índios do Brasil.
Gosto deles porque eu sou um pedaço índio e porque eles estão deixando de ser índio por inteiro. É que as pessoas brancas aqui do Brasil, já faz tempo, que estão enganando e destruindo eles, os donos da terra.
Eu vi na televisão os índios xavantes em Brasília. Eles estavam querendo que o presidente ajudasse todos eles a não desaparecerem.
Fiquei muito aborrecido. Vai chegar o dia em que não vai ter mais índio no Brasil.
Nesse dia, o Brasil vai ficar bem pequenino e não vai mais ser tão bonito, porque quem faz a nação são as pessoas da terra.
Nesse dia, eu vou ficar triste para sempre. Sei que vou ficar branquinho de raiva.
Alberto Rodrigues Alves

. Leitura silenciosa; leitura oral pelo professor; leitura individual pelos alunos.
. Discussão em torno das idéias apresentadas no texto.

2.1. Estudo do texto

1) “Eu sou um menino multicolorido.
É, sou de todas as cores por dentro.”
A palavra “cores” significa ___________________ .

2) Segundo o próprio menino, como ele era “por dentro”? E por fora?]

3) “Acho que é por esse motivo que eu gosto tanto dos índios do Brasil.”
O motivo a que ele se refere é:
( ) Os índios são os donos da terra.
( ) Tenho sangue de índio.
( ) Os índios são bons.

4) Segundo o texto, os índios estão deixando de ser índio por inteiro. Por que isso está acontecendo?

5) Os nossos índios vão acabar.
Transcrever o trecho que mostra as conseqüências desse fato.

6) Copie do texto a frase que fala da reação do menino diante do desaparecimento dos índios.




2.2. Extrapolação do texto

1) Você também é nação brasileira. Procurar no texto uma frase que afirme isso.

2) O texto diz que os índios são os verdadeiros donos da terra. Você concorda com isso? Por quê?


2.3. Produção

1) Escolher um trecho do texto que você achou interessante e fazer a ilustração correspondente.

2) Você deverá redigir uma carta ao “povo brasileiro” , escolhendo uma das opções propostas:

a) Você é uma criança indígena que manifesta-se publicamente nessa comemoração do “descobrimento” do Brasil pelos portugueses.

b) Você é uma criança que tem consciência dos problemas brasileiros, e manifesta-se publicamente, expressando seus sentimentos e suas preocupações.


2.4 Apresentação dos trabalhos: todos os trabalhos deverão ser apresentados em sala de aula e expostos em mural no pátio da escola.


2.5 Apresentação no auditório da escola: a turma deverá escolher um trabalho a ser apresentado no auditório.
O aluno ao ler a carta, no caso de ser escolhida a carta da personagem indígena, deverá caracterizar-se como tal juntamente com um grupo de colegas também caracterizados. Caso a carta escolhida seja de uma criança comum, os alunos deverão se apresentar de uniforme.



Obs: As cartas deverão ser feitas primeiramente no rascunho e, após correção do professor, deverão ser reescritas no caderno e em papel próprio para exposição.



2.6 Atividades complementares relacionadas ao assunto. (Construção de frases)


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Adjetivos - verbos - substantivos

Data:_______________
Aluno:_________________________________________________________

1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:

a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
d) Gostei muito da macarronada italiana.

2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:

a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)


3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:

substantivo primitivo substantivo derivado
( 1 ) dente ( ) goiabeira
( 2 ) pente ( ) ventania
( 3 ) cabelo ( ) floricultura
( 4 ) goiaba ( ) barbudo
( 5 ) pedra ( ) dentadura
( 6 ) vento ( ) cabeludo
( 7 ) flor ( ) penteado
( 8 ) barba ( ) pedraria




4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:

a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)


5 – Circula os substantivos compostos:

beija-flor passatempo pé-de-moleque

avião terreno girassol

televisão Marcelo formiga


6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:





7 – Escreve frases com os verbos abaixo:

lavar –


escrever –


partir –

aula: MANCHETES DE JORNAIS E REVISTAS

Aula: Manchetes de jornais e revistas


JORNAL NACIONAL (Willian Bonner): “Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem”.

(Fátima Bernardes): “... mas graças à atuação de um caçador não houve uma tragédia”.

FANTÁSTICO (Glória Maria): “... que gracinha, gente, vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo...?”

BRASIL URGENTE (José Luis Datena): “... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades?! A menina ia para casa da avózinha a pé e sozinha! Não tem transporte público! Não tem segurança! Onde estava o secretário de segurança e os engenheiros da CET? E foi devorada viva... Sim VIVA!!! Um lobo, um lobo safado, calhorda. Põe na tela ESSE ANIMAL!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo mau. Daqui a pouco eu volto nesse caso”.

CASSETA & PLANETA (Hélio de La Pena) “Estamos aqui na floresta encantada, onde o Lenhador Gaúcho Fulano Bussunda de Tal matou o lobo e salvou a chapéuzinho ...... – e aí seu lenhador, foi dificil matar o lobo?” (Bussunda, caracterizado de lenhador): “Sabe como é seu Casseta... quando eu mostrei o tamanho do meu machado o Lobo ficou na maior fissura, duro foi ter que aguentar o bafo de onça dele, quer dizer de Lobo...”

SUPER POP: Chapéuzinho é convidada para desfilar no programa só de lingerie vermelha (Luciana Gimenez) – “ Nossa, que corpo, hein garota?! Muito bonita mesmo, até eu no lugar do Lobo não iria deixar escapar essa menina!!”

BIG BROTHER BRASIL – (Pedro Bial): “Fala meu Lobo, quem você vai eliminar hoje?” – (Lobo): “ Hoje eu vou eliminar a Chapéuzinho Vermelho, porque ela tá de complô com o Lenhador, que eu acho ao meu ver, que estão ao nível de me eliminar e isso não está fazendo bem para o ambiente da casa”.


APRENDIZ – (Roberto Justus): “Chapéuzinho, o que você foi fazer na casa da vovózinha?” – (Chapéuzinho): “Fui levar uns doces para ela”. – (Justus): “De graça? Mas você não tinha um planejamento para isso? Acho que era o marketing mais correto? Qual seria o retorno? Que tipo de postura teve seu lider? Que providências você tomaria?”

VEJA – ‘...Fulano de Tal, 23, o lenhador que retirou Chapéuzinho Vermelho da barriga do lobo tem sido considerado um herói na região’. “O lobo estava dormindo, acho que não foi tão perigoso assim” admite ele.

CLÁUDIA – “Como chegar na casa da vovózinha sem se deixar enganar pelos lobos do caminho”.

NOVA – “Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama”

MARIE-CLAIRE: “Na cama com um lobo e minha avó”, relato de quem passou por essa experiência.

JORNAL DO BRASIL: “Floresta: Garota é atacada por lobo”. Na matéria, a gente não fica sabendo onde, nem quando, nem mais detalhes.

O GLOBO: “Retirada Viva da Barriga de um Lobo” . Na matéria teraá até mapa da região. O salvamento é mais importante que o ataque.

FOLHA DE S. PAULO: Legenda da foto: “Chapéuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador”. Na matéria teremos um box com um zoológo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapéuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

O ESTADO DE SÃO PAULO: “Lobo que devorou Chapéuzinho seria afiliado ao P...”

JORNAL AGORA: “Sangue e tragédia na casa da vovó”

Coesão e coerência textuais

ASSUNTO: Coesão e coerência textuais.

ATIVIDADE: Corrija a notícia abaixo, eliminando as redundâncias e os absurdos. Reescreva e entregue o texto correto.

O DRAMA TRÁGICO DO TREM
Vinte pessoas morreram ontem, às 20:00 horas, tragicamente, em um sensacional, espetacular e belíssimo desastre, ocorrido em limites dentro da cidade de São Paulo, quando dois trens se chocaram fantasmagoricamente, na estação ferroviária local, em virtude de lamentável falha do descuidado guarda-chaves. Um dos passageiros foi completamente decapitado e sua cabeça, ao separar-se do corpo, provocou-lhe morte instantânea. Várias das infelizes vítimas foram transportadas para nosocômios. A primeira de todas a ser submetida a uma melindrosa intervenção cirúrgica foi a Ex.ma Sr.a D. Felisberta Silva, digníssima e virtuosa dama da nossa sociedade, a quem, nesta hora, das mais trágicas e horripilantes, rendemos os tributos de nosso maior respeito. O distintíssimo e delicado, além de eficiente, diretor da Fepasa, o Ex.mo Sr. Dr. Engenheiro M. A. Pedroso, disse que nos planos futuros da eficiente empresa está a adoção de equipamento automático, para que desastres assim não se repitam outras vezes.

Ortografia, Coesão, Coerência

Ortografia, coesão textual, coerência textual e lógica discursiva.

ATIVIDADE: (1) Corrija o texto abaixo eliminando as redundâncias, os absurdos de sentido e alterando a ortografia. Reescreva e entregue o texto correto.

O BRASIL E A ECO WORLD
Fica adiado para depois os acordos das relações bilaterais dos dois países. Contudo, porém, os planos para o futuro indicam que o Brasil poderá ganhar de graça as vantagens concedidas apenas e só aos países que integram o grupo especial da Eco World.O principal governante brasileiro, o presidente Lula, garante que assina embaixo de daquilo que é mais preferível para o Brasil, mas, no entanto, porém, qualquer surpreza inesperada pode fazer o mesmo mudar de idéias, pois todos sabem que essa reunião pode se tornar um círculo vicioso sem fim, e o ministro da economia pecar pelos proprios erros. Eis aqui o nosso principal poblema. Se não nos entrarmo para drento dos associados países que integram a cúpula, poderemos não fazer parte dela.

ATIVIDADE: (2)

Corrija a ortografia das palavras que causam sentidos equivocados nas frases abaixo. Entregue-as escritas corretamente.

1 - Se o José não acertar que errou, não terá chance de redução em sua pena.2 - Quando minha filhinha dorme, sempre ascendo à luz abaixo da cabeceira da cama.3 - Se você acha que não encerramos o caso, vou lhe mostrar o comprimento do Bernardão.4 - Qual foi a discrição que você fez para a polícia sobre o assaltante?5 - Não devemos descriminar os pobres.6 - Todo homem honesto, com certeza, é também descente.7 - Ao invés do CD, ainda prefiro a fita-cacete.

PROJETO PEDAGÓGICO

Língua Portuguesa
Sugestão 1: Quebra - Gelo

Objetivos:
· Socializar;
· Observar características de personalidade de cada aluno para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar;
· Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa iniciando o trabalho com a nova proposta;
· Estimular o raciocínio lógico partindo de situações reais as quais expressarão sentimentos;
· Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita;
· Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema;
· Produzir textos que sejam significativos.
Desenvolvimento:
O professor - dinamizador da atividade oferece uma frase para cada aluno e propõe que completem por escrito procurando expressar seus verdadeiros sentimentos, idéias e opiniões.
Exemplos de frases interessantes para serem completadas:
· Caminho sozinho pelas ruas da cidade, olho em volta e observo que...
· Hoje eu queria apenas...
· É muito difícil nos dias de hoje...
· Depois de um dia cansativo eu gosto de...
· Ah! Como eu gostaria de...
· Meu dia fica completo quando eu...
· Quando estou triste, gosto de...
· Neste momento a primeira sensação que tenho é...
· Quando estou em paz comigo mesmo gosto de...
· Como eu gostaria de reviver o dia...
· Dias felizes são aqueles em que eu acordo e...
· O meu maior sonho é...
· A minha felicidade eu gostaria de dividir...
· Minha maior alegria é...
· Quando estou cansado e quero sair da rotina eu...
· Eu me sinto completamente feliz quando...
· Quando eu cheguei a esta sala o detalhe que mais me chamou a atenção foi...
· Nesta cidade a gente passa, a gente olha, a gente...
· Quando abro a janela do meu quarto eu vejo...
· Se o tempo voltasse atrás eu gostaria...
Num segundo momento, após todos terem completado suas frases, de preferência com a turma sentada em círculo, para que torne o clima mais propício e um ambiente mais informal, propor que leiam a frase já completa.
Após todos terem apresentado suas frases é interessante debater sobre cada uma delas provocando os alunos a darem suas opiniões e expressarem seus sentimentos, indagando: _ Alguém faria o mesmo? _ Quem faria diferente? _ O que? _ Qual frase mais achou legal? _ Você a completaria assim? _ Foi difícil a tarefa? Entre inúmeras perguntas... O professor pode aumentar ou diminuir as perguntas e o debate de acordo com o interesse da turma e o tempo disponível.
A terceira etapa é mais individual todos devem completar todas as frases, lembrando ao professor que deve frisar a importância de colocar sua verdadeira opinião, o que passou exatamente em sua mente ao ler o início da frase.
A partir desta atividade os alunos perceberão que a escrita nada mais é que uma forma de registrar para posteridade e para que outras pessoas possam ter acesso, seus pensamentos, idéias, falas, sentimentos.
O professor pode corrigir gramaticalmente e ortograficamente, juntamente com os alunos, cada frase caso sinta que há necessidade e que permanece o interesse pela atividade.

Interessante: Caso haja o engajamento e interesse esperado por parte dos alunos, pode ser elaborado um texto coletivo, onde o professor através das falas, opiniões dos alunos vai reproduzindo por escrito em um cartaz ou no próprio quadro, orientando sempre, procurando usar idéias e frases de todos, um texto maior: Uma Composição ou Redação propriamente dita.
Neste caso, os alunos se interessam pois quem escreve é o professor mas são eles que produzem a idéia do texto, evita a preguiça de elaborar sua composição pois a está fazendo em grupo, falando e de maneira mais informal.
Com as devidas orientações do professor, ao término todos os alunos serão autores do texto, e certamente, será gratificante e natural que todos desejem copiar o resultado final.
Durante todas estas etapas o professor terá inúmeras chances de trabalhar ortografia e gramática, sem que os alunos sintam uma simples transmissão ou "decoreba" de conhecimentos. Cabe ao professor – dinamizador da atividade saber conduzi-la para que seja útil e proveitosa. O professor será o facilitador de todo um processo de ensino – aprendizagem da Língua Materna e não um mero transmissor.
Será, sem dúvida, uma experiência agradável, diferente e prazerosa para todos.

Sugestão 2: Palavra Importante

Objetivos:
· Socializar, mantendo a união do grupo proporcionando condutas de boa convivência;
·
· Observar características de personalidade de cada aluno para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar, dando espaço para expressarem seus sentimentos;
·
· Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa dando continuidade ao trabalho com a nova proposta;
·
· Estimular o raciocínio lógico partindo de suas preferências e sentimentos;
·
· Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita;
·
· Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema;
·
· Produzir textos que sejam significativos.
·

Desenvolvimento:
Proponha aos alunos que pensem numa palavra muito importante para eles, uma palavra que gostam muito, que gostam de ouvir, de falar, de escrever, enfim, a palavra preferida.
Depois de eleita a palavra esta deve ser escrita por cada um, em letras grandes, no centro de um papel almaço duplo.
O professor - dinamizador deve propor que durante um tempo determinado cada um registre em forma de diagrama o maior número de palavras que mantenham relações de sentido com a palavra central.


Exemplo:
Beijo namorado família
Saudade Amor coração
Carinho trabalho paixão

Num segundo momento, com os alunos sentados em círculo, para que o clima fique informal, todos devem apresentar suas palavras centrais, preferidas.
Constatar os alunos que elegeram a mesma palavra central e as demais que mantém relação com a mesma. Fazê-los observar se com a mesma palavra central os alunos possam ter escritos palavras diferentes relacionadas. Provocar para que em cada caso os alunos dêem exemplos de outras palavras que possam estar relacionadas com a central. Indagar se todas realmente são relacionadas a central, e porque as são.
No final da apresentação várias palavras centrais e outras relacionadas a elas terão surgido, e através delas o professor deverá levar os alunos a perceberem
A importância da escrita nas relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita; suas preferências e seus sentimentos.
A culminância da atividade é a produção de um texto individual onde todas as palavras relacionadas e a preferida devem constar. É interessante deixar os alunos livres para escrever uma composição, um poema, uma história...
O intuito é que os alunos tenham ânimo em escrever, caso seja atingido o interesse e engajamento esperado sairão belas produções textuais.
Idéia:
Podem ser corrigidas todas as composições num segundo dia, juntamente com os alunos, registrando-as, uma a uma no quadro e analisando as formas corretas ou incorretas gramaticais e ortográficas.
Após todas as composições corrigidas e rescritas montar um livro da turma, com capa, ilustrações e onde constem todas as produções textuais. O livro pode ser xerocado e divulgado na escola e para os responsáveis.

sábado, agosto 19, 2006

Silaba Tônica, Dígrafo

Nome:___________________________________________________
Português

1 – Marque nas frases as palavras com dígrafos:

a) Charles quebrou nosso acordo contando o segredo.
b) As pessoas ficaram sabendo da chuvarada que aconteceu.
c) Quando eu crescer, serei médico.
d) Na escola, brinquei de pique e de boliche.
e) A carroça velha, serve para transportar algumas cargas.

2- Separe em sílabas a palavra abaixo e classifique – as quanto ao número de sílabas:

comunidades_______________________________________________________________mercado__________________________________________________________________
Brasil_____________________________________________________________________ogaréu____________________________________________________________________couro_____________________________________________________________________fé________________________________________________________________________

3- Separe em sílabas, cante e classifique quanto a acentuação tônica:
conjunto___________________________________________________________________
própria____________________________________________________________________
pingüim___________________________________________________________________
promoção_________________________________________________________________

4- Sublinhe os encontros consonantais e circule os hiatos:

vassoura - concurso - floresta - produto - carroceria - bilhetes - chão -
parque - chuveiro - queijadinha - crescer - passarinho - tomate - anjo

5 – Classifique os encontros vocálicos:

reunião__________________________ feira__________________________prefeitura________________________ piada_________________________papagaio________________________ pequei________________________

6- Faça com muito capricho o alfabeto:
maiúsculo:
minúsculo :

7- Complete com as palavras : “é” ou “são” :
Os meninos ______mais rápidos na corrida que as meninas.
João Mario _____ é mais velho do que Merienne.
A unidade ______ um.
A centena _______ cem unidades.

Reorganizando o Texto -CHAPEUZINHO VERMELHO

CHAPEUZINHO VERMELHO

A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO ESTÁ FORA DE ORDEM. RECORTE AS FICHAS E COLE-AS NO SEU CADERNO NA ORDEM CERTA.



A VOVÓ DE CHAPEUZINHO VERMELHO MORAVA SOZINHA NO MEIO DA FLORESTA.


A MÃE DE CHAPEUZINHO PEDIU-LHE PARA TER MUITO CUIDADO PELO CAMINHO.


O CAÇADOR MATOU O LOBO MAU E SALVOU CHAPEUZINHO VERMELHO E SUA VOVOZINHA.


CHAPEUZINHO VERMELHO RESOLVEU LEVAR BOLOS E DOCES PARA A SUA VOVOZINHA.


O LOBO MAU VIU CHAPEUZINHO MA FLORESTA E FOI DIREO PARA A CASA DA VOVÓ.


O LOBO MAU QUERIA COMER A VOVÓ E CHAPEUZINHO VERMELHO.

Atividades de reforço paralelo

QUANTAS CRIANÇAS DIFERENTES NESTA SALA POSSO VER.
CADA UM COM O SEU NOME, MAS TODOS QUERENDO APRENDER.
TEM JOÃO, PEDRO E ANA.
MARCOS, DANIEL E RAFAEL.
TEM TAMBÉM A JULIANA, EDUARDO E GABRIEL.
TEM RICARDO E MARIANA, JOANA E DANIELA.
DO OUTRO LADO TEM MARIA,
QUE COM MUITA ALEGRIA
SAÚDA A TODOS DIZENDO:
— BOM DIA!

COPIE AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO E RESPONDA


1. COLOQUE A POESIA EM ORDEM.



A PEDRINHA ROLOU

MOCINHO GOSTOU

CONTEI PRA MAMÃE

PISEI NA PEDRINHA

PISQUEI PRO MOCINHO

CONTEI PRO PAPAI

CHINELO CANTOU

MAMÃE NEM LIGOU

2. O QUE SIGNIFICA “CHINELO CANTOU”?

3. RETIRE DA POESIA AS PALAVRAS QUE TERMINAM COM “OU”

4. ESCREVA PALAVRAS DA POESIA COM NH



OLHE NO QUADRO DE NOMES DA SUA SALA E RESPONDA:

1. ESCREVA UM NOME COM:

4 LETRAS:

6 LETRAS:

9 LETRAS:

QUE NÃO TENHA A VOGAL “A”:

QUE NÃO TENHA NENHUMA VOGAL:

A - 1. OBSERVE COMO ESTAS PALAVRAS SÃO ESCRITAS. DEPOIS TENTE ORGANIZÁ-LAS A PARTIR DO USO DE "M" OU "N" NO MEIO DAS PALAVRAS.
2. DISCUTA COM SUA DUPLA E PROCURE FORMULAR UMA REGRA SOBRE QUANDO USAR O "M" OU O "N" NO MEIO DAS PALAVRAS.


SINCERO - CONVITE - POMBA - CINTO - BOMBA - CANTOR - COMPUTADOR - LIMPO - BAMBU - EMPADA - PONTO - EMPREGADO - SAMBA - BANCO - PINGO - ENDEREÇO - SENTADO - EMPRESÁRIO - INTERNACIONAL - BOMBEIRO - COMPRAS - HERANÇA - CANSADO - BANDO - FANTASIA


B - NA LISTA DE PALAVRAS ABAIXO VOCÊ OBSERVARÁ QUE ALGUMAS SÃO ESCRITAS COM "R" E OUTRAS COM "RR"
LEIA EM VOZ ALTA CADA UMA DELAS E TENTE DESCOBRIR A REGRA PARA O USO "R" OU "RR" NO MEIO DAS PALAVRAS


CARRO - CARINHO - BURACO - ARROZ - FURO - SURRA - MARUJO - FERIDA - CORRIDA - BARATO - BARRIGA - FAROL - FAROFA - CARROÇA - MARRETA - HORA.
VOCÊ LERÁ AGORA ALGUMAS POESIAS DE JOSÉ PAULO PAES, AUTOR DE ALGUNS LIVROS TAIS COMO: "POEMAS PARA BRINCAR", "OLHA O BICHO", "UM PASSARINHO ME CONTOU". EM 1994, LANÇOU UM LIVRO QUE SE CHAMA" LÉ COM CRÉ". LEIA A SEGUIR ALGUMAS POESIAS DESTE LIVRO. ESPERO QUE AS APRECIE ! ESCOLHA A QUE VOCÊ MAIS GOSTOU E FAÇA UMA LINDA ILUSTRAÇÃO PARA ELA.

SE VOCÊ FOR INVENTOR INVENTE

UM CREME
QUE TIRE RUGA
DE PESCOÇO
DE TARTARUGA

UM PENTE
QUE PENTEIE SOZINHO
LOMBO
DE PORCO-ESPINHO

E UM LENÇO
FORTE BASTANTE
PARA ASSOAR TROMBA
DE ELEFANTE
SAÚDE

É UMA COCEIRA
QUE SOBE, DESCE
E DE REPENTE
DESAPARECE.
MAS LOGO VOLTA
MAIS INSISTENTE
E A GENTE (ORA ESSA,
UM LENÇO
DEPRESSA)
FAZ
AH...
AH...
TCHIN


ESPERTEZA

O CAMALEÃO
NÃO É NENHUMA MISTURA
DE CAMELO COM LEÃO.

É UM LAGARTO ESPERTO
QUE MUDA DE COR
QUANDO O INIMIGO ESTÁ PERTO.

ENGANADO, O INIMIGO
VAI-SE EMBORA E O CAMALEÃO
SE LIVRA DO PERIGO.

POR ISSO É QUE EU DIGO:

NÃO É BICHO MAIS ESPERTO
QUE CAMELO OU LEÃO
O CAMALEÃO ?


ZEBRA

É O NOME DO ANIMAL SEMELHANTE AO CAVALO, MAS DE PELAGEM LISTRADA.
SUAS LISTRAS AJUDAM-NA A ESCONDER-SE DOS INIMIGOS.
O PRINCIPAL INIMIGO DA ZEBRA É O LEÃO.
AS ZEBRAS SÃO ANIMAIS DE PASTO.
VIVEM EM PEQUENOS BANDOS, CHEFIADOS POR UM GARANHÃO ( MACHO).
AS ZEBRAS SÃO SELVAGENS.
SÃO DIFÍCEIS DE DOMESTICAR E DE TREINAR PARA O TRABALHO



A PARTIR DAS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ OBTEVE, ORGANIZE, COM SUA DUPLA, UM "VOCÊ SABIA"...

VOCÊ SABIA QUE:

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VOCÊ SABIA QUE....

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________


PROCURE AS PALAVRAS NO DIAGRAMA

AMOR - FAMÍLIA - HOJE - LINDA - ÓCULOS - CABELO - SOCO - ADORO - ENSINOU


B
A
C
L
I
N
D
A
D
C
A
B
E
L
O
E
H
Ó
C
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L
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R
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L
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J
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B
C
A
Z
E
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G
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C
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F
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M
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L
I
A
H
E
N
S
I
N
P
U

PINTE A NUVEM QUE MOSTRA O NOME DA FIGURA

BOLO
BOCA
BOLA

ESCADA
ESTRADA
ESPADA
LEÃO
LEILÃO
LEITÃO
1 - COMPLETE A MÚSICA:

O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE ______________
ELE MORA LÁ NA ________________
NÃO LAVA O__________ PORQUE ___________

2 - ESCREVA ESTA MÚSICA EM LETRA DE MÃO






ESCOLHA 3 PALAVRAS DA MÚSICA E FAÇA O DESENHO DE CADA UMA DELAS.






BE-A-BÁ

AGORA É A SUA VEZ!
ESCREVA PALAVRAS QUE INICIEM COM AS LETRAS DO ALFABETO E CRIE SUA PRÓPRIA MÚSICA.

COM A __________________________________________________________
COM B __________________________________________________________
COM C __________________________________________________________
COM D __________________________________________________________
COM E __________________________________________________________
COM F __________________________________________________________
COM G __________________________________________________________
COM H __________________________________________________________
COM I ___________________________________________________________
COM J __________________________________________________________
COM L __________________________________________________________
COM M __________________________________________________________
COM N __________________________________________________________
COM O __________________________________________________________
COM P __________________________________________________________
COM Q __________________________________________________________
COM R __________________________________________________________
COM S __________________________________________________________
COM T __________________________________________________________
COM U __________________________________________________________
COM V __________________________________________________________
COM X __________________________________________________________
COM Z __________________________________________________________

BE-A-BÁ

1. NUMERE AS CENAS DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA DA MÚSICA:













2. NA MÚSICA QUE VOCÊ CANTOU APARECE A FRASE EU TENHO CORPO, CARA E CORAÇÃO

& FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE A FRASE:








3. QUAL A PARTE DA MÚSICA IRÁ APARECER?

R P E C I S O U M

Sinônimos e antônimos

Ache o sinônimo das palavras:

Ache o antônimo das palavras:

Ganhar

Pobre

Apreciar

Arrumar

Decidiu:

Quente

mau

Rir

Calmo

Leve

Cerrar:

Mau

Contente

Azedo

Interrogar:

Triste

Divertido:

Mal

Corajoso:.

Brilhante

Saborosa

Pouco

Rezando:

Começo

Caminhar

Responder

Tranqüila

Barulho

Vadio:

Paz

Longe:

Mais

Auxiliar

Perto

Residência:

Anão

Gostar – ruim – fechar – alegre – orando – andar – casa – deliciosa – preguiçoso – ajudar – sossegada – distante - receber – perguntar – valente – engraçado – resolveu – tranqüilo -

Rico – desarrumar – fim – silêncio – gigante – longe – menos – frio – bom – doce – chorar – muito – alegre – opaco – bem – guerra – perguntar – pesado